
A Renault prepara um motor híbrido flex para o mercado brasileiro. Essa informação foi dada pelo presidente da montadora no país, Ricardo Gondo, durante um evento realizado na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O Auto+ esteve presente e pôde ouvir o executivos marca francesa confirmar o desenvolvimento do propulsor para o Brasil. Este assunto surgiu durante uma rodada de perguntas na entrevista coletiva e, após muita insistência dos jornalistas, Gondo acabou confirmando o desenvolvimento do propulsor.
No começo, o presidente da Renault tentou desconversar sobre o assunto. Disse que é possível produzir um veículo híbrido no Brasil, já que isso está mais atrelado a nova plataforma CMF-B, do que a outros problemas. Como esta plataforma comporta veículos eletrificados, seu lançamento no mercado brasileiro abre essas possibilidades.
![Renault Austral [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/renault_austral_e-tech_hybrid_1-750x500.jpeg)
Porém, Gondo não deu nenhuma previsão de quando esse veículo será lançado no mercado brasileiro, e nem mesmo qual seria o carro escolhido. Analisando os modelos atuais em outros países, há dois bons candidatos para o Brasil.
O primeiro deles é o Renault Austral, que foi lançado no exterior em 2022 e conta com propulsores híbridos. Já o segundo candidato é o Renault Rafale, um dos modelos mais recentes da marca e que é uma espécie de VW Nivus à francesa, tendo somente motores híbridos disponíveis.
![Renault Rafale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/All-new_Renault_Rafale_-_Alpine_blue-750x450.jpg)
Outra possibilidade seria lançar uma versão topo de linha do futuro SUV que será lançado em breve por aqui, justamente para concorrer com o Toyota Yaris Cross. Como o veículo vai utilizar a plataforma CMF-B, deve ser possível desenvolver uma versão eletrificada para ele.
Você acredita que o motor híbrido flex da Renault vai fazer sucesso no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Essas são as piores gerações de carros de sucesso
>> Stellantis retoma projeto de carro 100% a etanol no Brasil