Depois de reduzir a gama de versões de Captur e Sandero, a Renault também colocou fim a algumas variantes da picape Oroch. Com isso, a marca francesa finalmente deixa de oferecer carros com câmbio automático de quatro marchas no Brasil.
Com isso, os ainda resistentes CAOA Chery Tiggo 2 e Toyota Etios se tornam os únicos carros à venda no país com o antiquado layout de câmbio. A alteração na gama de versões da picape Oroch colocou fim à versão Dynamique 2.0 e à versão de entrada Express com motor 1.6 SCe de 118 cv e 16 kgfm de torque.
A variante topo de linha da picape Oroch contava com o mesmo 2.0 quatro cilindros com 150 cv e 20,4 kgfm de torque usado pelo Sandero RS. Com isso, o esportivo se torna o único da gama a contar com o motor aspirado dos tempos da Scénic, visto que o Captur 2.0 também saiu de linha.
Tanto Captur 2.0, quanto Oroch 2.0, eram os últimos carros da Renault a contar com câmbio automático de quatro marchas. Contudo, enquanto o SUV compacto continua a ter versões sem pedal de embreagem, agora associadas ao motor 1.6 SCe, a picape passou a ser vendida somente com câmbio manual.
Nova Oroch vem aí
A esperança é que a segunda geração da Renault Oroch, programada para ser lançada em 2022, seja equipada com câmbio automático CVT. Ela será baseada no novo Duster, que conta com motor 1.6 e transmissão CVT. Ainda assim, a estrela da gama deverá ser o motor 1.3 turbo associado ao câmbio automático.
Esse conjunto mecânico estreia no Renault Captur reestilizado e será feito na medida para que a Oroch finalmente possa encarar a Fiat Toro em pé de igualdade. Afinal, enquanto a picape do Duster tem apenas versões manuais, a configuração menos vendida da Toro é justamente a que possui pedal de embreagem.
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