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Renault Master muda de geração e será movida até por hidrogênio

Com variantes diesel, elétrica e a hidrogênio, nova Renault Master promete ser a van mais eficiente do mercado

Renault Master 2025 [divulgação]
Renault Master [divulgação]

Pode até não parecer, mas a atual geração da Renault Master produzida no Brasil foi lançada em 2010. Naquela época, o Sandero ainda estava em sua primeira geração, o Mégane estava em seu penúltimo ano de produção por aqui e a Apple havia acabado de lançar o iPhone 4. Por isso, já havia passado da hora da renovação. Mas ainda não há data para o Brasil.

Totalmente transformada, a van de grande porte da Renault bebeu da mesma fonte do Megane E-Tech para compor seu visual e também herdou deles algumas peças. Agora, ela será vendida em versões diesel, elétrica e também até uma movida a hidrogênio, mas que será revelada só em um segundo momento.

A Renault foi econômica nos dados revelados sobre a nova Master, afirmando apenas que a van terá motores diesel de 105 cv, 130 cv, 150 cv e 170 cv – todos sem especificar a litragem, se tem turbo ou não. Haverá opção de transmissão manual de seis marchas ou automática de nove marchas. 

Renault Master elétrica [divulgação]
Renault Master [divulgação]

Já para quem quer eletricidade, teremos versões de 130 cv ou 143 cv, ambas com 30,6 kgfm de torque.  A versão elétrica menos potente, vem com baterias de 40 kWh, provendo 180 km de autonomia. Já o modelo mais potente usa bateria de 87 kWh, permitindo chegar a impressionantes 410 km de autonomia. 

Para tornar a Renault Master a van mais eficiente da categoria, a marca trabalhou na aerodinâmica. Ela tem capô mais curto, para-brisa mais reto e balanço traseiro encurtado. Como resultado, a marca afirma que a eficiência foi melhorada em 20%, além de uma substancial redução de emissão de poluentes nos modelos diesel.

Renault Master furgão [divulgação]
Renault Master [divulgação]

Megane com Kardian

Visualmente, ela traz frente bem reta, com grade frontal sorridente com frisos horizontais bem marcados. Um filete cromado atravessa a grade conectando o logotipo à base dos faróis. Por falar no conjunto luminoso, eles contam com LEDs e um filete em C que já virou típico dos Renault.

Na lateral, a nova Master tem linhas mais marcadas, tendo como destaque um vinco forte que nasce na maçaneta dianteira e vai até a traseira, escondendo o trilho da porta. Na traseira, nova lanterna de LED e linhas mais simples, que parecem ter sido inspiradas na Renault Master de segunda geração. 

Renault Master interior [divulgação]
Renault Master [divulgação]

A cabine traz volante, painel de instrumentos totalmente digital e comandos do ar-condicionado compartilhados com o Kardian. Já a central multimídia é grande e tem sistema Android embutido, sendo a mesma usada no Megane. O visual é bem retilíneo e a Renault adotou tons mais escuros que antes. 

Acha que, quando a Renault renovar a Master no Brasil, ela vai vender mais? Conte nos comentários.  

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