O Renault Kardian é só o pontapé inicial do plano de renovação total da marca francesa no Brasil. Prova disso, é que no próprio release de lançamento do SUV compacto, a Renault anunciou que lançará oito carros até 2027, sendo o Kardian o menor deles a usar essa base.
No comunicado, Fabrice Cambolive, CEO da Renault afirma que o “o novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”.
Ou seja, o SUV compacto é apenas o primeiro passo da Renault nessa ofensiva de novos produtos. A plataforma CMF Global, segundo a própria Renault, servirá para modelos entre 4 m e 5 m de comprimento, tendo entre-eixos variando em quatro tamanhos diferentes entre 2,60 m e 3 m. O balanço traseiro terá três variantes (para hatches e SUVs, outra para sedãs e SUVs cupês e uma última para picape).
Vem aí
Dados essas afirmações oficiais da Renault e informações que temos no Brasil, é possível especular alguns planos da marca. Já está em testes no Brasil o Austral, um SUV médio rival do Jeep Compass que pode ser nacionalizado usando a base do Kardian.
Essa evidência se dá por conta da afirmação da Renault de que atacará os segmentos C e D. Justamente o Austral, flagrado recentemente no Brasil pelo Auto+, está no patamar de modelos C. Já para a categoria D, onde está o Jeep Commander, o Dacia Bigster deve ganhar uma variante Renault a ocupar essa posição.
Um novo Duster também está nos planos dos oito lançamentos da Renault até 2028, além de uma nova Oroch. Há chance também de aparecer um SUV cupê derivado ou do Austral ou inédito para o nosso mercado. Lá fora, a marca conta com o Rafale e com o Arkana cumprindo esse papel.
A marca também pretende lançar carros híbridos flex por aqui. A plataforma está preparada para receber motorização híbrida comum, plug-in e até semi-híbrida (híbrido leve). Modelos de maior valor agregado devem ser os a usar essas propostas eletrificadas.
Qual modelo você aposta como próximo lançamento da Renault no Brasil? Conte nos comentários
>>Mercedes-Benz lança EQS SUV com preço milionário no Brasil
>>Rival de Hilux e Ranger, Fiat Titano pode estrear somente em 2024
>>Honda lança novidades para scooter que foi abandonada no Brasil