![Renault Espace [divulgação] Renault Espace [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/renault_espace_e-tech_hybrid_esprit_alpine_3_edited-990x556.jpg)
De 1984 a 2023, o nome Renault Espace foi usado por uma minivan de porte grande, a primeira de sua categoria na Europa. Contudo, como as minivans morreram e os SUVs dominaram o mercado, a marca francesa resolveu mudar os rumos do nome Espace, que agora batiza um SUV de sete lugares rival do Jeep Commander.
Construído sobre a plataforma modular CMF-C/D, o novo Renault Espace nada mais é que um Grand Austral. Baseado no sucessor do Kadjar (rival do Compass), o novo modelo foi esticado em 21 cm marcando 4,72 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura. Em relação à minivan Espace aposentada, o SUV é 12 cm mais curto, mas 215 kg mais leve.
Astral grande
Esteticamente, Espace e Austral são praticamente idênticos na dianteira. A única diferença fica por conta da grade frontal com filetes verticais e da parte inferior do para-choque com elementos internos da grade em plástico preto brilhante. O que muda, de fato, é da coluna C para trás.
Por dentro, o visual é bastante moderno e elegante. A central multimídia vertical se conecta em L com o painel de instrumentos totalmente digital. Volante levemente quadrado traz um charme diferenciado, tal qual o apoio de mão no console, que mais parece um manche de avião. A manopla de câmbio fica na coluna, tal qual os carros da Mercedes-Benz.
Eletrificado desde sempre
A única opção de motor para o Renault Espace será o 1.3 turbo já usado no Brasil em Duster, Captur e Oroch. Contudo, ao invés de entregar os já conhecidos 170 cv e 27,5 kgfm de torque, no Espace esse motor é auxiliado por dois propulsores elétricos. Com isso, entrega 200 cv e 41,8 kgfm de torque.
Destinado exclusivamente ao mercado europeu, o Renault Espace não deve ser vendido no Brasil. Com isso, o modelo francês e o Jeep Commander só devem se enfrentar caso ele seja vendido na Índia ou no Japão, onde o Commander é comercializado.
>>Renegade, Compass, Commander e Toro tem produção interrompida
>>Limited Diesel é a versão definitiva do Jeep Commander | Avaliação
>>Jeep Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação