Não é de hoje que se fala sobre um SUV cupê derivado do Renault Duster. Mas isso quase aconteceu com a segunda geração, recentemente reestilizada no Brasil. Uma variante mais esportiva e com teto arqueado foi cogitada pela Renault, que chegou a produzir um mockup do projeto, mas o descartou.
A imagem foi recentemente revelada pelo perfil Never Born Cars graças a um arquivo da revista Lignes/Auto. O Renault Duster cupê teria toda parte frontal igual ao modelo vendido no Brasil, mudando a partir do para-brisa, que seria mais baixo e inclinado do que na variante normal do SUV.
A porta traseira receberia um novo recorte e a maçaneta seria camuflada na coluna. Além disso, o Duster cupê teria um friso cromado na parte superior das janelas, as conectando com o vidro da coluna C. Tal qual o Fiat Fastback, o SUV da Renault teria vidro traseiro bem inclinado, mas o teto seria mais curvo.
Um ponto interessante é que, enquanto o Duster normal tem traseira inspirada no Jeep Renegade, o cupê se assemelha muito ao Ford Mustang. A traseira alta com aerofólio embutido na tampa do porta-malas, alem das lanternas retangulares são muito semelhantes à atual geração do muscle-car vendido no Brasil.
No final das contas, o projeto do Duster cupê, que seria vendido pela Dacia na Europa e pela Renault no Brasil, sofreu transformações. A marca pegou a ideia, mas o transformou completamente em design, criando assim o Arkana. A primeira aparição do modelo foi na Rússia com base de Duster, para depois migrar para a plataforma CMF-B e para a Europa.
Você acha que a Renault deveria ter lançado um Duster cupê? Conte nos comentários.
>>Peugeot vende 208 Like por preço de Renault Kwid
>>Renault adiciona itens ao Kwid, Stepway, Logan e Oroch
>>Segredo: Renault prepara SUV de 7 lugares contra BYD Song Plus