Lançado em 2019 na Rússia, o Renault Arkana era uma promessa da marca francesa para o nosso país. Contudo, tal qual aconteceu com a picape Alaskan, o SUV cupê foi descartado para o Brasil e agora fez suas malas para a Europa. Apesar de visualmente igual ao Arkana russo, ele é mais sofisticado e não tem mais plataforma de Duster.
No lugar da base B0 empregada no Renault Arkana na Rússia, que também é usada por Sandero, Logan, Stepway, Captur, Duster e Oroch, o modelo europeu migrou para a plataforma CMF-B.
Modular, ela já foi usada pelos novos Nissan Micra/March e Juke, Renault Clio e Captur (europeu), além dos recém-lançados Dacia Sandero, Logan e Stepway de terceira geração. A mudança de base do Arkana poderá facilitar sua chegada ao Brasil e pode ser a justificativa pela qual o modelo foi cancelado para o nosso mercado.
A Renault e a Nissan prometeram que vão produzir carros CMF-B no Brasil, sendo que a Renault tem dois SUVs em seus planos. Como o Duster não vai sair da base B0 tão cedo, é possível que um desses utilitários seja o novo Captur e outro o próprio Arkana. A ideia, caso ele venha, será rivalizar com Jeep Compass, mas no formato cupê.
Estreando na Europa, o Renault Arkana traz motor 1.3 quatro cilindros turbo que será usado também no Brasil em breve. Por lá, são 140 cv ou 160 cv na versão micro-híbrida. Há opção de câmbio manual, mas o grande destaque do Arkana é a transmissão de dupla embreagem vinda do Mégane.
Visualmente não há diferença entre o modelo europeu e o russo. O Renault Arkana é um SUV de porte médio com traseira em queda como em um cupê, como faz o VW Nivus. As lanternas de LED são conectadas lá atrás e há prolongamentos nos faróis como nos Renault mais caros.
Uma das adições na Europa é a versão esportiva RS-Line, equivalente à GT Line do Sandero no Brasil. Sem alterações mecânicas, o Arkana RS-Line tem para-choques esportivos com entradas de ar maiores, rodas decoradas com um friso laranja e aerofólio na traseira.
O interior do Arkana é sofisticado, contando com superfícies macias ao toque e visual elegante. O volante e os comandos do ar-condicionado são compartilhados com o Renault Duster, mas o SUV cupê tem painel de instrumentos digital e central multimídia grande com tela vertical flutuante.
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