A Renault também está se planejando na criação de modelos elétricos, e está em desenvolvimento o Renault 4. O SUV compacto elétrico, tem perfil mais urbano, jovial e em seu desenho mescla linhas mais quadradas com toques futurísticos. Anunciado em 2021, pode-se dizer que ele é uma versão atualizada do modelo comercializado pela marca francesa na década de 1960.
Já no final do ano passado, a montadora apresentou durante o Salão de Paris, o conceito aventureiro do Renault 4. Batizado de Renault 4ever Trophy, o projeto tinha um exterior mais encorpado. Ainda assim, mantinha uma aparência muito próxima do elétrico, que possivelmente virá ao Brasil.
A versão mais urbana do elétrico tem ampla distância do solo, caixas de rodas pintadas de preto, maçanetas embutidas e para-choques mais robusto. Já em tamanho, o novo veículo seria mais próximo do Renault Stepway. Só para efeito de comparação, a variante aventureira tem 4,16 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,90 m de altura e entre-eixos de 2,57 m.
Renault 4 virá ao Brasil?
O Renault 4ever Trophy deverá ser equipado com um motor elétrico dianteiro de 100 kW, cerca de 140 cv. Sua bateria tem capacidade de 42 kWh e a autonomia estimada é de 402 km. Sua aceleração de 0 a 100 km/h deverá ser realizada em menos de nove segundos. Nada mau para um SUV compacto 100% elétrico.
Este futuro SUV da Renault usará a plataforma CMF-BEV. Segundo a marca, essa arquitetura proporciona desempenho em termos de alcance, comportamento na estrada e acústica aperfeiçoados, mas não compromete o design. O início da sua produção é para meados de 2025, pouco depois do início da fabricação do também elétrico, Renault 5, o qual começa ao final deste ano.
Como ele ainda não foi apresentado oficialmente na Europa, ainda não há detalhes sobre sua chegada em terras brasileiras. Contudo, em entrevista ao podcast Electric Days, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, se mostrou interessado em ter mais um SUV no portfólio brasileiro da marca.
O que você achou do Renault 4 elétrico? Conte nos comentários
>>Novo SUV turbo da Renault deve ficar para 2024
>>Renault confirma motor híbrido flex feito no Brasil
>>Flagra: Renault Duster 2025 terá grade frontal iluminada