![Volkswagen Golf GTI manual [divulgação] Volkswagen Golf GTI manual [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/volkswagen_golf_gti_204_edited-990x556.jpg)
O VW Golf GTI manual pode continuar sendo fabricado, mesmo depois de a marca alemã anunciar que o modelo vai sair de linha depois de 2024. Isso porque as futuras regras de emissão da Europa, chamadas de Euro 7, podem ser menos rígidas do que previsto, o que permitiria a continuidade do modelo.
As montadoras e os políticos frequentemente afirmam se preocupar com o meio ambiente e a qualidade do ar, mas parece que nos bastidores a história é diferente. Executivos importantes, como o chefe da Stellantis, Carlos Tavares, têm protestado contra as novas regulamentações rígidas de emissões Euro 7. Agora, há indícios de que os países membros da União Europeia (UE) podem forçar uma revisão mais branda dessas regras.
No mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou o adiamento da proibição de vendas de veículos a combustão interna no Reino Unido até 2035, a Reuters informou que os países da UE estão debatendo um projeto de compromisso para metas de emissões. Esse projeto propõe relaxar os limites e requisitos de monitoramento e adiar a implementação das novas medidas, que deveriam entrar em vigor em 2025 para carros e em 2027 para vans.
Elas também afirmam que, uma vez que as vendas de carros a combustão serão proibidas no bloco em 2035, as montadoras estariam melhor direcionando seus esforços e investimentos para expandir os programas de veículos elétricos, em vez de se distrair com metas intermediárias que trarão apenas benefícios marginais.
Segundo a agência Reuters, a os representantes da Espanha estavam ansiosos para apresentar o novo projeto na próxima semana, mas ainda aguarda a concordância dos outros países europeus em relação às novas metas propostas. Oito países, incluindo França e Itália, enviaram um documento conjunto aos demais membros da UE em maio deste ano, solicitando o abandono total das regulamentações do Euro 7.
O debate em torno das regulamentações do Euro 7 destaca a tensão entre os interesses das montadoras de automóveis e as preocupações ambientais. Enquanto as montadoras buscam equilibrar o custo de produção e a demanda dos consumidores, os defensores do meio ambiente esperam que as regulamentações sejam cada vez mais rigorosas para reduzir as emissões de gases poluentes.
>> Novo Volkswagen Tiguan é apresentado e deixa brasileiro velho
>> Ford Ranger híbrida ganha modificação com seis rodas
>> Stellantis derruba fake news com investimento em fábrica no RJ