Faz dois dias que a RAM divulgou um teaser falando sobre sua futura picape nacional, até agora conhecida por 291. Como mostramos aqui no Auto+, a montadora utilizou suas outras caminhonetes no vídeo, e não a inédita que chegará em breve. Entretanto, felizmente agora a RAM começou a divulgar imagens reais da nova picape, que compartilha projeto com a Fiat Toro.
No primeiro teaser divulgado pela marca em seu canal no YouTube, vimos que ela utilizou elementos dos modelos Classic, 1500 e 3500, como o volante, grade dianteira e emblema lateral. Ela fez isso para associar a nova picape ao status, exclusividade e imponência, tratando-a como maior lançamento da RAM no Brasil.
Todavia, as primeiras imagens reais do novo modelo estão sendo divulgadas agora, somente dois dias depois. No vídeo, além de executivos importantes do grupo Stellantis comentando sobre a 291, podemos ver pedaços reais do modelo nacional, tais como faróis, capô, tampa da caçamba e grade dianteira.
Novidades aos poucos
Conforme dissemos na matéria anterior sobre esse novo produto, era muito provável que suas informações fossem reveladas aos poucos, para que então se mantenha em evidência por muito mais tempo, até o lançamento oficial. Assim fez a RAM, que acaba de divulgar o primeiro episódio de uma minissérie.
Sem revelar quantos episódios serão, a montadora chama o primeiro de “O Início”. Nele, alguns executivos ligados à marca comentam que a nova picape terá muita potência, tecnologia, capacidade, luxo e a exclusividade de qualquer RAM. A empresa também confirmou que a nova picape foi desenvolvida no Brasil em parceria com equipes dos Estados Unidos.
Ao longo do teaser, imagens são reveladas durante os discursos de Antonio Filosa (presidente da Stellantis na América do Sul), Breno Kamei (vice-presidente da RAM na América do Sul) e Peter Fassbender (vice-presidente de design da Stellantis na América do Sul).
As primeiras imagens da nova RAM
O primeiro ponto que chama atenção no vídeo é o emblema posicionado no capô. Com exceção apenas da Classic, todas as outras possuem esse elemento decorativo. Trazendo as mesmas características, a diferença maior fica por conta do nome.
Enquanto a 2500 e 3500 contam com a inscrição Heavy Duty, além do nome do modelo, a 1500 Rebel emprega o emblema da motorização 5.7 Hemi. No caso da futura picape, há o nome RAM e um emblema Turbo, confirmando a presença de uma motorização turbo flex ou turbo diesel.
Como seu nome ainda não foi revelado (internamente é conhecida como 291), pode ser que a marca tenha colocado um emblema com seu nome apenas para não revelar antecipadamente o batismo da picape. Ele pode ser Rampage, 1200 ou ainda um exclusivo.
Mais detalhes oficiais
Na foto da tampa da caçamba, podemos visualizar o emblema da marca e um pequeno pedaço das lanternas em LED. Aparentemente o design bate com o antecipado pelo flagra do modelo, obtido pelo BF///MS em parceria com o Auto+. Porém, por conta do ângulo da foto, elas parecem ser mais longas. Nos resta esperar mais detalhes.
É possível ver ainda a maçaneta da caçamba, que incorpora a câmera de ré na região superior. A próxima imagem revela parte da grade dianteira, que tem o característico logotipo da empresa americana e grafismos inéditos no acabamento. Como a unidade flagrada traz elementos horizontais na grade, imagina-se que tenhamos duas opções diferentes, de acordo com a versão escolhida.
No capô há uma linha mais baixa bem ao centro, influenciando também no início da grade dianteira. Aos dois lados da linha há elementos mais musculosos, trazendo uma grande imponência e até mesmo esportividade para a picape.
Por último há a foto dos faróis, que trazem um desenho bem diferente do visto nas irmãs de marca. Apesar de parecerem grandes na foto oficial, ele deve ser bem mais afilado em comparação com os outros modelos já conhecidos. Certamente full LED, ele traz um DRL dividido em duas linhas, uma superior (maior) e outra inferior (menor).
O que sabemos sobre a RAM 291
De acordo com o que o Auto+ apurou com exclusividade de fontes ligadas à RAM, a 291 terá um painel de instrumentos totalmente digital, além de um interior bem luxuoso com bastante revestimentos em couro.
Mais informações (incluindo algumas exclusivas) do modelo, como motorização, plataforma, posicionamento, produção nacional, nome, porte, lançamento e flagras, você pode conferir em nossa última matéria sobre a RAM 291, aqui no site do Auto+.
>> RAM divulga teaser da 291, mas com imagens de outra picape
>> Exclusivo: RAM também terá sua versão da Peugeot Landtrek
>> Exclusivo: RAM Landtrek será mais chinesa do que francesa