Durante o Festival Interlagos, a Stellantis anunciou os primeiros números da Ram Rampage no Brasil. A caminhonete intermediária produzida em Goiana, Pernambuco, já teve mais de 5 mil pedidos acumulados em 30 dias de pré-venda. Mas, o que surpreende, é que a maioria dos pedidos foram feitos pela versão gasolina.
Segundo comunicado oficial emitido pela montadora, 55% das pré-reservas feitas a partir de 22 de junho foram feitos com os modelos com motor 2.0 turbo a gasolina. Batizado de Hurricane 4, o motor conta com 272 cv e 40,8 kgfm de torque. A maior preferência pelo motor pode ser justificada por alguns fatores.
Fim do diesel?
O primeiro é que ele é bem mais potente que o 2.0 MultiJet II turbo diesel que também está disponível na Rampage e estará só em 45% dos modelos pré-reservados. Com o diesel, a caminhonete entrega 170 cv e 38,8 kgfm de torque. Ambos os motores são associados à transmissão automática de nove marchas e à tração 4×4.
Outro fator que contribui para que mais Rampage gasolina sejam vendidas do que modelos diesel é a quantidade de versões. Ao todo, são três variantes a gasolina contra duas diesel. As versões Laramie e Rebel contam com os dois motores, mas a esportiva R/T só traz o motor novo. A conta ficará balanceada em breve com a nova Big Horn que só terá diesel.
Por fim, está o fato de que muitos compradores já sabem que o motor 2.0 turbo diesel tem prazo de validade. Ele já foi removido do Jeep Renegade e, em breve, deixará de ser oferecido no Jeep Compass e na Fiat Toro. Para a Ram Rampage e para o Jeep Commander, a Stellantis adotará um novo 2.2 turbo diesel bem mais potente.
3500 é a rainha das Ram
Outro anúncio que a marca fez durante o Festival Interlagos foi de que já foram vendidas 5 mil caminhonetes neste ano. A meta da marca era atingir esse volume só depois do lançamento da Rampage, que será seu modelo de produção em larga escala e totalmente nacional.
Contudo, o objetivo foi alcançado antes somente com as gigantescas Classic, 1500, 2500 e 3500. No acumulado do ano, a caminhonete mais vendida da Ram no Brasil é a 3500 com 2.164 emplacamentos, segundo a Fenabrave. Ou seja, a maior de todas representa quase metade das vendas da marca no ano.
Em segundo lugar fica a Classic com 1.087 vendas, seguida pela 1500 com 757 unidades vendidas e fecha com a 2500 com 612 novos compradores em 2023 até o fechamento de junho. Vale lembrar que, no acumulado do ano, a Ram é a 16ª marca mais vendida do Brasil e está prestes a passar a BMW que tem 6.365 unidades emplacadas.
>>Flagra: Rampage Bighorn deverá ter preço de Fiat Toro