![RAM 700 Big Horn [divulgação] RAM 700 Big Horn [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Mesa-de-trabajo-1-100-1_edited-990x556.jpg)
Já não é segredo para ninguém que a Rampage é o primeiro carro da Ram produzido no Brasil. Contudo, ela não é o primeiro, nem o único, carro que a Ram fabrica no nosso país. A realidade é que temos já há anos diversos modelos da marca do carneiro feitos aqui, só não podemos comprar.
Desde que a Stellantis se estabeleceu, alguns modelos da Fiat fabricados em Betim, Minas Gerais, passaram a ser vendidos como RAM. Colômbia, Panamá, Peru, Chile e México recebem Strada, Toro e Fiorino com o logotipo do carneiro e nomes trocados. Isso se dá por conta da boa fama da RAM com veículos utilitários, a qual a Fiat ostenta no Brasil.
Assim, Strada vira 700, Toro se transforma em 1000 e a Fiorino é rebatizada como ProMaster Rapid. O mais interessante é que o sobrenome Rapid só é usado na Peugeot Partner Rapid para poder compartilhar o borrachão lateral em que o nome Fiorino é trocado por Rapid.

Mecanicamente não há qualquer tipo de alteração entre os modelos Fiat e os RAM. A única mudança fica por conta da grade frontal modificada para se adequar à identidade visual da fabricante das caminhonetes Classic, 1500, 2500 e 3500. Especificamente no caso da Toro, todas as versões saem com a grade das versões brasileiras Ranch e Ultra.
Por serem veículos pensados para exportação, é impossível comprar a 1000, a 700 ou a ProMaster Rapid no Brasil. Com isso, o primeiro carro produzido no nosso país pela marca do carneiro e único que pode ser comprado pelos brasileiros é a Rampage.
![RAM ProMaster Rapid [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/ram-promaster-rapid-2022-cover-dk-v02_edited-750x450.jpg)
>>RAM Classic é o gigantismo contra o clichê | Avaliação