Não é segredo para ninguém que a Stellantis trabalha em uma caminhonete média para atuar acima da Rampage e abaixo da 1500 dentro do universo da Ram. Além da derivada da Peugeot Landtrek / Fiat Titano para mercados latinos, a Ram terá uma nova picape média que pode (finalmente) resgatar o amado nome Dakota.
Durante uma apresentação oficial feito sindicato dos trabalhadores automotivos unidos (UAW – Uniter Auto Workers), o vice-presidente, Rich Boyers, soltou a bomba: “tenho a grande honra de anunciar que salvamos Belvidere. De novo, salvamos Belvidere. E teremos um novo carro em Belvidere…será uma picape média e já temos dois turnos”.
Vale lembrar que Belvidere é onde fica a fábrica da Stellantis que foi ameaçada de fechamento. Recentemente a planta deixou de fabricar o Jeep Cherokee, que era o único modelo que ainda era feito por lá. Com isso, os empregados que foram demitidos da planta, serão readmitidos, mas em um esquema diferenciado.
O vice-presidente reforçou que os funcionários da planta passarão a contar com contrato de lay-off temporário, com convênio médico pago até a volta das operações. Além disso, haverá a criação de mais de mil novos postos de trabalho por conta da produção da nova Ram Dakota.
É a Dakota
O ponto mais interessante da declaração do executivo e que firmou ser a Dakota é ter citado tratar-se de uma caminhonete média. A imprensa americana especulava que a Ram Rampage brasileira seria feita em solo estadunidense para atender à crescente demanda por picapes menores – especialmente por conta do sucesso da Ford Maverick.
Contudo, modelos como Ram Rampage, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz são tratadas como caminhonetes compactas. Aqui no Brasil, esse termo é usado para Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, enquanto os modelos maiores, que inclui ainda Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, são caminhonetes intermediárias.
Questão de tempo
Na prática, é algo que faz muito sentido, visto que Chevrolet e Ford competem com a Ram no segmento de caminhonetes grandes nos EUA com muito sucesso. Só que a Stellantis não oferece nenhuma picape média por lá, em nenhuma de suas marcas, e o segmento cresce ano a ano.
Significa então que a Rampage pode não ser mais vendida nos EUA? Não necessariamente. Até porque a Dakota é um produto acima dela e faz total sentido a convivência dos dois modelos no mesmo lineup. Inclusive, faz total sentido que essa dobradinha ocorra no Brasil. Se Rampage e Toro conseguem conviver, Dakota e Titano também vão se entender por aqui.
Ansioso pela volta da Ram Dakota? Conte nos comentários.
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