A FIA revelou como serão os carros de F1 a partir de 2026 nesta manhã. Depois de acertar como serão os motores, agora chegou a vez da entidade máxima do automobilismo divulgar como será o regulamento dos carros em si, que passarão por uma nova mudança, depois das alterações já impostas a partir de 2022 e que estarão em vigência até 2025.
As maiores alterações serão no tamanho e peso dos bólidos. A partir de 2026, os carros de Fórmula 1 vão ser mais curtos no comprimento e na largura. A distância entre-eixos será reduzida para 3,40 m, uma redução de 20 cm. Já a largura será diminuída em 10 cm, passando a ser de 1,90 m. O peso mínimo será 30 kg menor, passando a ser de 768 kg.
Os pneus vão manter as rodas aro 18, mas a partir de 2026 os carros de F1 terão compostos mais finos. Os dianteiros vão perder 2,5 cm, enquanto os traseiros ficam 3 cm mais estreitos. No entanto, a FIA garante que a perda de aderência será mínima.
Ao analisar as imagens dos novos carros da F1, é possível notar que a asa traseira foi bastante modificada. Em vez do formato atual mais arredondado, ela voltou a ter três elementos principais e linhas mais quadradas. O efeito solo permanece, mas os assoalhos serão mais planos e os difusores também serão menores.
Novo DRS da F1
Presente na categoria desde 2011, o DRS, ou asa traseira móvel, será abolido em 2026 da forma como ele é utilizado atualmente. Ele seguirá presente, mas também na asa dianteira. E, pelo que se entende, ele passa a ser livre, podendo ser utilizado por qualquer piloto nas retas.
Além disso, a FIA vai adicionar um novo sistema, chamado de Modo de Ultrapassagem Manual. Com esse novo sistema, haverá um ganho de potência para os carros quando eles estiverem próximos dos bólidos à frente. Essas mudanças visam aumentar, novamente, a competitividade da categoria, além de tentar manter os gastos sob controle.
Gostou das novidades da F1 para 2026? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Festival Interlagos Motos: Bajaj tem novidades na linha Dominar
>> Mercedes-Benz finalmente lança carros híbridos no Brasil
>> Jeep Gladiator ganha série especial