A Hyundai pode estar interessada em uma possível entrada na Fórmula 1. Rumores sobre isso circulam há algum tempo, mas nesta semana novas informações apontaram para esta possível entrada dos coreanos na categoria. Os novos motores para 2026, menos complexos que os atuais, o uso de combustíveis sustentáveis e a eventual volta do GP da Coreia do Sul são alguns fatores que animam a Hyundai.
Quem informou sobre esse suposto interesse da Hyundai foi o jornalista Joe Saward. Segundo as suas informações, a fabricante sul-coreana pretende entrar na categoria comprando alguma equipe, já que a Andretti tentou entrar como um time completamente do zero e teve sua entrada barrada, ao menos por enquanto.
O problema é que não tem nenhum time que esteja oficialmente à venda. Pelo contrário, mesmo as equipes em crise, como Alpine e Haas, não parecem dispostas a sair da Fórmula 1. Para a Haas, o modelo de negócio atual é sustentável, e a Alpine tenta se reestruturar, além de ser o time oficial da Renault.
Hyundai e o GP da Coreia do Sul
Atualmente, a Hyundai participa com força do Mundial de Rally, tendo sido campeã de construtores em 2019 e 2020. A operação é liderada por Cyril Abiteboul, que foi diretor da Renault na F1. Portanto, já há um nome com experiência na categoria dentro da divisão esportiva dos coreanos.
O regulamento de motores para 2026 atraiu diversas novas fabricantes. A Porsche tentou um acordo com a Red Bull, mas no fim foi a Audi quem anunciou a entrada na categoria, comprando a Audi. A Ford se uniu ao time de Max Verstappen, passando a fornecer motores daqui a dois anos. E até mesmo a Honda optou por voltar à Fórmula 1, como parceira da Aston Martin.
Além dessas marcas, a General Motors sonha em fazer parte da categoria juntamente com a Andretti, mas a situação segue incerta. Outro fator que aumentou o interesse da Hyundai é a possível volta da Coreia do Sul ao calendário. Presente entre 2010 e 2013, no autódromo de Yeongam, agora o país planeja voltar ao calendário com uma corrida em Incheon.
Oficialmente, a Hyundai não se manifestou sobre o assunto. No entanto, com cada vez mais marcas interessadas na Fórmula 1, não seria de se duvidar que a fabricante tentasse um lugar na categoria.
Gostaria de ver a Hyundai na Fórmula 1? Deixe nos comentários a sua opinião.