Para que a manutenção do carro esteja em dia, os pneus também precisam de atenção. Eles além de cuidado durante as viagens, também precisam de certas precauções na hora da troca. Os pneus são como qualquer outro produto e também possuem data de validade e precisam ser trocados. Conheça neste tutorial quando trocar os pneus do carro no tempo ideal.
Cotidiano do automóvel
Um bom indicativo para a realização desse tipo de troca, é entender qual é seu uso. Caso o veículo seja um instrumento de trabalho, seja para transportar pessoas ou cargas, a troca dos pneus deve ser mais frequente. Pois, é um automóvel que roda por diversos tipos de piso, muitos até em mau estado de conservação. Já se o modelo é mais usado em momentos de lazer, os pneus podem esperar um pouco a mais. Mas ainda assim, eles costumam ter validade em média de 5 anos.
O pneu tem uma bolha
Se algum componente das rodas aparentar problema, entre eles os pneus, é a hora do motorista visitar um borracheiro. Se o pneu estiver com um rasgo ou uma bolha, por exemplo, é necessário a troca de imediato. Já que, um problema como este pode prejudicar a estabilidade do automóvel e pode até causar graves acidentes.
Olhar o TWI
Até os pneus tem tecnologia. As fabricantes desse tipo de produto, colocaram uma espécie de indicativo, apelidado de indicador de desgaste do piso, ou TWI em inglês. Esse instrumento é um ressalto que fica nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Ou seja, se a banda de rodagem já encostou neste indicador, é a hora certa de trocá-lo por um pneu novo.
Pneu tem data de validade?
Parece uma pergunta estranha, mas não é. Os pneus possuem uma data de validade de 5 anos em média. Contudo, não significa que o condutor precise trocar periodicamente todos os pneus do carro. Ele precisa entender qual é o tipo de uso e aí sim, tomar a decisão. O que pode ajudá-lo nesta hora é ver se o pneu está em bom estado e também checar a data de fabricação. Na lateral de todas essas peças, existe uma série de 11 números e mais a sigla DOT.
Para saber corretamente, o condutor precisa ler os quatro últimos números, pois eles irão demonstrar a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo: se estiver “0622”, isso significa que o pneu foi produzido na 6ª semana de 2022. Com este dado em mãos, o condutor deve somar mais 5 anos e terá a validade completa do pneu.
E o estepe?
Com o objetivo de fazer a manutenção correta, o estepe do veículo também precisa ser trocado. Aliás, antes de pegar estrada ele também precisa ser calibrado. Por fim, quando a troca de pneus for realizada, o ideal era que quatro novos modelos fossem instalados. Contudo, se o dono do veículo não puder, os novos pneus devem ser colocados na traseira do carro, para dar mais estabilidade.
Você conhecia essas dicas para de quando trocar os pneus? Tem outra dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Aprenda a cuidar corretamente do escapamento dos carros