Desde os tempos da família 206, os compactos da Peugeot tinham uma versão perua, mas a partir do 208 de primeira geração, a marca francesa resolveu trocar o modelo familiar por um SUV, o 2008. Culpe as marcas por não produzir mais peruas ou o mercado por preferir SUVs, mas essa categoria cada vez mais diminui.
Como não custa sonhar, o designer Renato Aspromonte do Overboost BR (@overboostbr) imaginou como seria a perua derivada da nova geração do Peugeot 208 que já está a caminho do Brasil.
Inspirado nos modelos maiores 508 SW e 308 SW, a perua compacta da marca francesa teria design elegante e esportivo. O inscrito Peugeot sai da barra preta que conecta as lanternas traseiras e se posiciona abaixo do vidro traseiro, deixando o visual mais longilíneo e esportivo.
Complementa essa sensação de esportividade, o falso extrator de ar na parte inferior da carroceria é acompanhado por uma saída dupla de escape nas versões movidas a gasolina. A projeção foi feita com base na versão GT-Line do novo 208, por isso há para-lamas com cobertura em plástico preto brilhante.
Perua elétrica?
Caso fosse oferecida no Brasil como sucessora da 206/207 SW, a nova Peugeot 208 SW teria apenas motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm de torque atrelado à transmissão automática de seis marchas.
Na Europa, o Peugeot 208 tem à disposição o motor 1.2 PureTech em variantes aspirada e turbo, com configurações de potência de 90 cv, 110 cv e 130 cv. Há ainda a versão totalmente elétrica, que seria bastante interessante para a perua, visto que ainda não há um modelo nessa categoria com propulsão totalmente elétrica.
Atualmente a única perua elétrica vendida no mundo é a Buick Velite 6, mas ela está presente na China somente. Caso a 208 SW tivesse um motor elétrico, entregaria os mesmos 136 cv e 26,5 kgfm de torque do e-208 (208 e-GT no Brasil) e do Opel Corsa-e oferecidos na Europa.
>>Primeiras unidades do Peugeot 208 2021 começam a chegar no Brasil