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Porsche Cayenne se cuide: Ferrari lança o SUV Purossangue

Mas para não fazer Enzo Ferrari revirar no caixão, a Ferrari nega com todas as letras que o Purosangue é um SUV

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

Desde 2002 a Porsche provou ao mundo que uma marca de esportivos pode ter um SUV igualmente bom de dirigir como seus modelos mais afiados para a pista. Não só provou como criou uma tendência de mercado que demorou 20 anos para que a Ferrari seguisse. Mas não chame o Ferrari Purosangue de SUV, pelo menos é o que diz a marca.

Para evitar que Enzo Ferrari desperte de seu sono profundo do cemitério de San Cataldo na Itália, a Ferrari diz que sequer pensa em SUVs quando fala do Purosangue. Para eles, o modelo é mais um esportivo da marca que, por um acaso, tem quatro portas, plásticos pretos em baixo da carroceria e o visual de SUV.

Abertura tipo Rolls-Royce

Aliás, o Purosangue é o primeiro carro da Ferrari de produção em larga escala a ter quatro portas. Isso significa que ele seja espaçoso? Não exatamente: grande parte da imprensa europeia que já teve contato com o carro afirmou que o interior está longe de ser dos mais espaçosos para quem se senta atrás.

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]
Contudo, os passageiros traseiros têm o privilegio de entrar por portas com abertura tipo suicida no melhor estilo Rolls-Royce – elemento que ninguém esperava do SUV…quer dizer, do novo modelo da Ferrari. A cabine leva somente quatro pessoas, sendo a segunda fileira feita com bancos individuais. E que Enzo nos livre de uma terceira fileira!

O console central alto na dianteira é repetido na traseira com um apoio que cria áreas verdadeiramente individuais para cada passageiro. O interessante da parte dianteira é que a Ferrari fez questão de dar um ar bastante esportivo ao Purosangue e evitar (algumas) distrações. Nada de central multimídia gigante no meio do painel.

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]
No centro há apenas comandos do ar-condicionado acompanhado de uma parte rebaixada que forma duas zonas para cada um dos que senta à frente. O motorista tem a central multimídia integrada ao painel digital, enquanto o passageiro tem uma tela própria para seu entretenimento.

Contudo, como todo modelo da Ferrari, o volante do Purosangue tem comandos demais e até mesmo a seta é acionada por um botão no volante só para causar confusão. Os comandos do vidro são no console central como um carro de baixo custo, mas aqui são feitos para parecer algo de esportivo refinado.

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

Proporções de hatch

O Ferrari Purosangue tem relativamente diferentes dos SUVs tradicionais, como o Porsche Cayenne. O italiano e o alemão marcam 4,93 m de comprimento, mas o Purosangue tem apenas 1,58 m de altura, enquanto o Cayenne vai a 1,69 m (se for o Cayenne Coupé são 1,67 m de altura). Ou seja, o Purosangue é só 6 cm mais alto que um VW Nivus.

Isso se reflete no visual mais plantado no chão e carroceria bem esportiva. A linha de cintura é alta, marcada por uma entrada de ar para o longo capô. A cabine é recuada para trás, tendo teto bem baixo e vidro dianteiro e traseiro inclinados – contudo, ele não tem o típico perfil de um SUV cupê.

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]
Faróis e lanternas são conectados e o estilo geral é bastante próximo a outros modelos da marca italiana, ainda que a dianteira deixe evidente que o Purosangue é mais alto e bem…desculpa Ferrari…um SUV.  Já a traseira é mais equilibrada nas proporções e tem certas semelhanças com o Aston Martin DBX.

SUV V12

Por falar em Aston Martin DBX, o Ferrari Purosangue rouba dele o título de SUV mais potente à venda no mundo. Com seu V12 6.5 de 725 cv ele atropela o DBX 707 de 707 cv e o Lamborghini Urus Performante de 666 cv. Com isso, ele chega aos 100 km/h em 3,3 segundos e atinge os mesmos 306 km/h de velocidade máxima do Lamborghini.

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]
Para controlar toda essa força, o modelo conta com transmissão automatizada de dupla embreagem de oito marchas e tração nas quatro rodas. Futuramente serão oferecidas versões com motor V6, V8 e uma variante híbrida (que ainda não teve seu layout de motor divulgado pela Ferrari).

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