Destaque

Depois de anos rejeitando Android, Porsche usará o sistema

Se no passado a Porsche era contra o Android conectado em seus carros, agora o terá direto nas telas de seus modelos

Porsche Cayenne Coupé [divulgação]
Porsche Cayenne Coupé [divulgação]

Por vários anos, os carros da Porsche ofereciam somente Apple CarPlay como conexão dos celulares dos usuários. Mas, parece que o jogo virou. Se juntando à Volvo, Polestar, Chevrolet, Honda e Renault, a Porsche anunciou que seus carros terão sistema Android embarcado nas centrais multimídia. Mas o relacionamento Google e Porsche é aberto.

A partir do meio da década, os carros da Porsche contarão com o sistema Android Automotive que hoje já está presente no Brasil por meio dos carros da Volvo. Esse sistema permitirá o uso de Google Maps integrado ao carro, fazendo com que imagens do aplicativo apareçam no painel de instrumentos e também se integrem com sistemas do carro.

Em modelos da Volvo, por exemplo, a navegação é espelhada no painel de instrumentos e as direções de navegação aparecem no head-up display. O funcionamento é igual ao GPS embarcado padrão de todos os carros, mas que ninguém usa. Isso permitirá uso de realidade aumentada e diversos recursos legais usando o Google Maps.

Taycan 4S Cross Turismo
Porsche Taycan 4S Cross Turismo [Divulgação]

O Android Automotive nos carros da Porsche também possibilitará a instalação de aplicativos da Play Store feitos especificamente para os carros. A integração com os sistemas online permitirá uma conexão mais fácil com sistemas conectados sem a necessidade de ter um aparelho espelhado via CarPlay ou Android Auto.

Em seu comunicado, a Porsche disse que “os consumidores continuarão a encontrar a interface familiar do Porsche Communication Management. Em adição ao design atemporal e performance excepcional, os consumidores querem uma experiência digital fluida. Esse ecossistema misto resultará na integração de plataformas e apps que os consumidores conhecem de seus celulares”.

Porsche 911 GT3 RS [divulgação]
Porsche 911 GT3 RS [divulgação]

Um dos pontos interessantes, contudo, é que a Porsche não manterá uma relação exclusiva com o Google. Ou seja, há possibilidade de que o sistema que a Apple está desenvolvendo para os carros também possa ser usado pela marca alemã. O problema, até o momento, é que a marca da maçã quer controlar até o painel de instrumentos dos carros. 

Acha que esses sistemas integrados de Google e Apple são o futuro da tecnologia automotiva? Conte nos comentários.

.

>>Mistura de Porsche e Hyundai, Honda apresenta novo Prelude

>>Porsche modificado de Caio Castro tem 600 cv e vale R$ 1 milhão

>>Porsche Macan elétrico chega em breve e terá mais de 600 cv