Destaque

Porsche apresenta o 911 Dakar como série off-road do cupê

Cotada nos últimos anos, série especial do Porsche 911 desembarca oficialmente com aspecto off-road como homenagem ao 911 do Paris-Dakar

Porsche 911 Dakar [divulgação]
Porsche 911 Dakar [divulgação]

A Porsche apresentou oficialmente uma nova série especial do 911, chamada de Dakar. A novidade desembarca primeiro na Europa como uma homenagem ao 911 do Paris-Dakar, apresentado em 1984 para competir no rali daquele ano. Agora, a novidade surge com uma tiragem limitada de 2.500 unidades.

Focando num mercado que a Porsche tem apenas com SUVs, o 911 Dakar se utiliza de quase a mesma fórmula do Lamborghini Huracán Sterrato, apresentado recentemente. Um cupê com preparação off-road. Para dar essa cara mais aventureira, a Porsche aumentou sua altura em 5 centímetros, podendo ainda elevar a dianteira e a traseira em 3 centímetros adicionais. Com essa altura de 8 centímetros a mais, ele pode rodar em velocidades de até 170 km/h.

Quando ultrapassa essa velocidade, ele abaixa automaticamente a carroceria. Além da altura, ele traz pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos para ele. Os pneus tem medidas 245/45 R19 na frente e 295/40 R20 na traseira. Visualmente ele adere ainda em novidades como novo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores nas extremidades e com ganchos de reboque.

Porsche 911 Dakar [divulgação]
Porsche 911 Dakar [divulgação]
Há ainda um novo capô com duas saídas de ar. Nas laterais, as novidades, além das rodas e pneus, ficam por conta ainda das novas caixas de rodas em acabamento plástico preto. O teto recebe um enorme rack de teto, que pode ser equipado com faróis auxiliares em LED. O rack possui tomada 12V e pode acomodar 42 kg em bagagens. A Porsche ainda vai poder oferecer galões de água e combustível, pás dobráveis e pranchas de tração.

Na traseira, o 911 Dakar ganha um spoiler traseiro fixo feito em polímero de fibra de carbono reforçado. Há ainda um novo para-choque traseiro com acabamento em plástico preto e com saídas de escape circulares e um difusor de ar. Assim como na dianteira, há um gancho de reboque. No interior, ele tem bancos tipo concha, vidros mais finos para diminuir o peso e uma bateria mais leve.

Porsche 911 Dakar [divulgação]
Porsche 911 Dakar [divulgação]
O acabamento ainda vai trazer estofamentos Race-Tex com costuras decorativas em Verde Shade. Opcionalmente ele vai poder ser equipado com o Rallye Sport Package, que adiciona barra anti-capotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio opcional. Aparentemente, ele poderá ser vendido com faixas decorativas, como aparecem os modelos das imagens, que dão uma cara extra de um carro de rali.

Mecânica para o rali

Na mecânica, ele é equipado com o mesmo motor do GTS, o 3.0 Boxer Turbo de 480 cv e 58,1 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem PDK de 8 marchas e a tração integral da Porsche. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h. Fazem parte ainda do conjunto mecânico os dois novos modos de condução: Rally e Off-Road.

O Rallye é recomendado para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração nas quatro rodas, com foco traseiro. O modo Off-Road é projetado para tração máxima em terrenos difíceis e na areia. Na Europa, ele começa a ser vendido em breve.

>>Porsche lança série especial Style Edition para dupla 718

>>Porsche 718 Cayman GT4 RS chega ao Brasil por R$ 1,15 milhão

>>Volkswagen Kombi feita pela Porsche é vendida por R$ 2 milhões