Depois de apresentar dois conceitos (um SUV e um sedã) e de chamar a Honda para o seu time, a Sony finalmente entrará no segmento de automóveis. O resultado da parceria entre as duas empresas japonesas já tem nome e objetivos bem claros: a Afeela vai estrear em 2026 só com modelos totalmente elétricos e autônomos para brigar com a Tesla.
Apresentado novamente como conceito, o sedã da Afeela não teve dados divulgados. A marca apenas reforçou que ele será equipado com sistemas autônomos de nível 2 e 3. Ou seja, ele será capaz de dirigir completamente sozinho, mas ainda exige que o motorista esteja atrás do volante para possíveis intervenções.
Para que isso seja possível, o sedã elétrico da Honda e da Sony conta com 45 câmeras e sensores, sendo um LIDAR instalado no teto como no novo Volvo EX90. Ele ainda traz GPS com realidade aumentada feita a partir de gráficos renderizados pela Unreal Engine da Epic Games.
Os processadores usados no Afeela são Qualcomm Snapdragon, os mais comuns usados em celulares Android. Na parte tecnológica, ele ainda traz duas telas sensíveis ao toque para os bancos traseiros – mas não ficou claro se será possível plugar um Playstation ali para jogar. Na dianteira, há uma profusão de três telas.
A maior serve como central multimídia e se estende do centro do carro até o lado do passageiro. A segunda tela é o painel de instrumentos totalmente digital. Há ainda dois pares de telas, ambos inclinados, que fazem a função de retrovisor. Diferentemente dos conceitos da Sony, o Afeela tem volante cortado, estilo Yoke da Tesla.
Um tom a menos
Visualmente a Honda e a Sony deixaram o Afeela bem mais sem graça que o Vision-S 01. A dianteira possui faróis retangulares complementados pela luz diurna de LED que segue até pela lateral do carro. Os faróis são ligados por uma peça que funciona como uma tela e pode mudar de cor e imagens projetadas. Uma abertura simples no para-choque fecha o conjunto.
Na traseira, lanternas conectadas com um esquema visual praticamente idêntico à dianteira dão um tom moderno, junto da tampa traseira inclinada e curta. É um sedã com ares de cupê, mas pouquíssima inspiração visual. Pode ser que o estilo mude até o lançamento no primeiro semestre de 2025. A Afeela atuará primeiro nos EUA, com vendas em 2026.
>>Briga de gerações: Honda HR-V novo vs Honda HR-V antigo | Vídeo
>>Honda apresenta ZR-V Mugen com acessórios que nunca virão ao Brasil
>>Honda Civic Type R de Max Verstappen foi leiloado outra vez