Destaque

Picape da GWM rival da Toyota Hilux é flagrada no Brasil

Flagrada durante testes em Minas Gerais, a GWM Poer chega ao mercado brasileiro em 2024 e pode ter sistema híbrido

GWM Poer em testes no Brasil [reprodução/@bmfsoficial]
GWM Poer em testes no Brasil [reprodução/@bmfsoficial]

A GWM segue se preparando para lançar a Poer no mercado brasileiro. A empresa confirmou recentemente o lançamento do veículo, e a picape foi flagrada pela página do Instagram BFMS, e compartilhada pelos amigos do Motor1, em testes nas proximidades de Uberlândia (MG). As imagens revelam uma versão off-road da caminhonete, equipada com acessórios como snorkel, estribos laterais, rack de teto e caixas-de-roda alargadas.

Apesar dos disfarces utilizados nos testes, é fácil identificar a Poer e notar seu visual imponente. Essa versão de teste é muito semelhante à apresentada pela GWM em um evento realizado em abril deste ano. Durante o evento, a empresa anunciou que a produção nacional da Poer terá início em 2024 na cidade de Iracemápolis (SP), utilizando a fábrica que era da Mercedes-Benz.

A fábrica de Iracemápolis está passando por um processo de modernização e será o principal polo produtivo da GWM no Brasil. Além da picape Poer, a unidade também abrigará a produção de um novo SUV da marca Tank, desenvolvido para competir com modelos como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Há ainda rumores de que a fábrica poderá montar o Haval H6.

Picape GWM
GWM Poer [Divulgação]

Uma característica em comum entre todos esses modelos é o fato de serem híbridos. No caso da Poer, o sistema híbrido promete representar um diferencial competitivo importante em relação à concorrência. Detalhes sobre o sistema ainda são mantidos em segredo, mas especula-se que a picape possa contar com o sistema Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), lançado há pouco tempo na China. Esse conjunto utiliza três motores conectados, sendo um elétrico em cada eixo e uma unidade a combustão na dianteira.

Um software de gerenciamento identifica qual motor é ideal para cada momento, garantindo máxima eficiência em desempenho e mínimo consumo de combustível ou energia. Além disso, quando a picape estiver utilizando o motor elétrico, a unidade a gasolina poderá funcionar como gerador para abastecer as baterias. Estima-se que a Poer possa ter uma autonomia de até 100 km no modo elétrico e uma potência total de aproximadamente 462 cv.

picape GWM
GWM Poer [Divulgação]

A picape Poer boas dimensões, sendo até maior que as concorrentes, tendo 5,41 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,88 metro de altura e 3,23 metros de entre-eixos. Em comparação, a líder da categoria Toyota Hilux tem 5,32 metros de comprimento e 3,08 metros de entre-eixos. A capacidade de carga da caçamba da Poer é de 1.050 kg e sua altura em relação ao solo é de 22,7 centímetros.

Acredita que a picape da GWM pode incomodar os modelos tradicionais? Deixe um comentário com sua opinião.

>> Tesla confirma a produção de seu rival do BYD Dolphin

>> BYD inicia pré-venda do SUV Song L por R$ 170 mil

>> Toyota Hilux SRX Plus é lançada como uma GR-Sport menos potente