Durante os anos 1960 e final dos 1970, a Chrysler tentou sua expansão global através da Europa, inspirada pela atuação de suas rivais. Só que a empreitada deu completamente errado e toda a operação europeia foi comprada pela Peugeot. Anos depois, Chrysler e Peugeot estariam juntas no grupo Stellantis. Mas como tudo isso aconteceu?
Diferentemente da Ford, que foi à Europa com sua própria marca, a Chrysler seguiu os passos da General Motors, adquirindo marcas europeias. A primeira foi a Simca, que teve 15% de suas operações adquiridas em 1958, comprando parte que era da Ford. O controle só foi total em 1963 quando 63% da operação foi comprada das mãos da Fiat.
Ou seja, já no começo das suas operações na Europa, a Chrysler já se relacionava com marcas que hoje são suas irmãs. A montadora espanhola Barreiros foi comprada em 1963, mas renomeada como Chrysler España. Já a grega Farco foi adicionada ao grupo em 1967, enquanto o Rootes Group entrou para a Chrysler em 1964.
Com o tempo, as marcas originais desses países foram renomeadas como Chrysler, passando a vender seus produtos de maneira unificada. Os comerciais da Simca e da Rootes, adotaram a marca Dodge por lá, enquanto os Hilman, Humber, Singer, Sunbeam e Sinca se transformaram em Chrysler.
Só que, com a crise econômica que rolava solta nos EUA e a Chrysler quase falindo, as operações da Europa se tornaram um gigantesco problema. Lee Iacocca, que acabara de sair demitido da Ford para salvar a Chrysler, precisava levantar dinheiro para salvar as operações e voltar a lucrar.
A plataforma K, que salvou a Chrysler, ainda não estava pronta nessa época e Iacocca viu como única solução se livrar da operação europeia da Chrysler. Assim, em 1978, toda a operação foi vendida por um mísero dólar para a Peugeot, que acabara de formar o grupo PSA com a compra da Citroën.
Assim, todos os modelos que eram vendidos como Chrysler passaram a adotar a marca Talbot. Isso não durou muito tempo, visto que a Peugeot herdou fábricas cheias de dívidas, modelos pouco lucrativos e projetos em andamento que precisaram ser descartados. Com isso, em 1987 a Talbot foi descontinuada e alguns modelos transferidos para a Peugeot.
Décadas depois, temos a formação do grupo Stellantis em 2021 com a junção da FCA e da PSA. A Chrysler, que já era parte do grupo Fiat desde 2009, depois de quase falir de novo, passaria a atuar intimamente junto da Peugeot. Ou seja, depois de uma salvar a outra, agora elas andam juntas…ainda que a Chrysler, como marca solo, esteja agora com risco de morrer.
Sabia que Chrysler e Peugeot tinham essa história juntas antes da Stellantis? Conte nos comentários.
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