Depois de muitos teasers, flagras e rumores, a Peugeot finalmente apresentou o novo 408. Mas ela já não fez isso outro dia com um sedã? Sim, existem agora dois Peugeot 408: um sedã médio exclusivo para a China e um SUV cupê que será vendido no país mais populoso do mundo e também na Europa. Mas esse segundo promete polemizar.
Apesar de seu belíssimo estilo de carroceria, o novo Peugeot 408 resolveu fugir do senso comum no desenho das rodas. Há quem diga que parece que é o desenho de uma roda original, mas borrado e outros que apontam para a semelhança com uma lâmina de liquidificador. A boa notícia é que rodas podem ser trocadas.
E ainda bem, porque o novo Peugeot 408 é um belíssimo carro. O estilo de SUV cupê segue a mesma escola do novo Citroën C4: um carro baixo, com teto inclinado, visual musculoso e bastante plástico preto na parte inferior da carroceria para dar uma aparência mais robusta. Suspensão elevada também segue nessa tocada.
A frente chama atenção pela grade em V com pontos na cor da carroceira que dão a sensação de uma cascata. Os faróis são finos e trazem dois blocos de LED, que são acompanhados do LED diurno em forma de dente de leão. A lateral tem vincos verticais dobrando a carroceriae dando músculos ao Peugeot 408.
Um discreto aerofólio no vidro traseiro faz lembrar o Volvo C40, enquanto a traseira com vidro bem inclinado e um pequeno ressalto na tampa do porta-malas segue o estilo dos hatches dos anos 1990. Lanternas com três riscos vermelhos são ligadas por uma barra preta, enquanto o para-choque bojudo simula extratores de ar.
A cabine é luxuosa e bastante moderna. O volante é o mesmo do 208, mas com o novo logotipo. No topo, o painel de instrumentos digital se integra visualmente às saídas de ar e a um friso cinza. Mas o destaque vai para a central multimídia que é acompanhada de uma segunda tela com comandos rápidos e atalhos personalizáveis.
Grande híbrido
Console central alto e bancos com abas laterais pronunciadas dão o tom esportivo ao Peugeot 408. E com entre-eixos de 2,78 m, ele é um dos carros mais espaçosos das marca. A real é que ele é mais longo até que o SUV 5008 de sete lugares: no 408 são 4,68 m de comprimento, 1,85 de largura e 1,47 m de altura.
Construído sobre a mesma plataforma do 308 e do 3008, o Peugeot 408 traz os mesmos motores que seus irmãos. A versão de entrada usa um 1.2 PureTech três cilindros turbo de 120 cv. Já para quem quer mais potência, o 1.6 THP é oferecido em variantes híbridas com potência total combinada de 180 cv ou 225 cv.
>>2008 2023 ganha duas versões THP e mudanças visuais
>>Peugeot 3008 Hybrid4 começa a ser vendido na Argentina. Mas e o Brasil?