Destaque

Peugeot 308 ganha variante 100% elétrica, incluindo perua

Com o lançamento do Peugeot 308 elétrico, pela primeira vez, uma perua de grande volume produzida na Europa ganha versão movida a baterias

Peugeot e-308 e e-308 SW [divulgação]
Peugeot e-308 e e-308 SW [divulgação]

A Stellantis havia prometido que todos os seus modelos teriam uma variação eletrificada nos próximos anos. Além disso, havia revelado que a plataforma EMP2, rebatizada de STLA Medium receberia modelos totalmente elétricos. Mas a resposta a essas promessas acaba de ser revelada em forma do novo Peugeot 308 elétrico. E pode comemorar: tem perua elétrica!

Até o momento, nenhuma fabricante generalista investiu em peruas elétricas fora a MG na China (e que importa algumas unidades para a Europa). No segmento premium, existe a Porsche Taycan Cross/ Sport Turismo. Ou seja, o segmento ainda não é explorado, mas a Peugeot pretende abocanhar uma fatia da categoria e mudar o jogo com a e-308 SW.

A perua elétrica e seu irmão hatch e-308 trazem motor elétrico na dianteira com 156 cv e 26,5 kgfm de torque. A Peugeot promete autonomia acima de 400 km. A vantagem é que o sistema de carregamento rápido de 100 kW permite recuperar a bateria de 20% para 80% em apenas 25 minutos. Segundo a marca, eles fazem 12,7 kWh / 100 km.

Peugeot e-308 SW [divulgação]
Para atingir tais níveis, a Stellantis trouxe ao Peugeot 308 elétrico um novo sistema de baterias composto por 80% níquel, 10% manganês e 10% de cobalto. A perua e o hatch contam com modo Brake de direção onde o freio regenerativo atua de maneira mais forte possível. Existem ainda os modos Eco, Normal e Sport.

Poucas mudanças (ainda bem)

Visualmente você só nota que é um e-308 ou uma e-308 SW por conta das rodas aerodinâmicas, pneus de baixa fricção e pela cobertura aerodinâmica na parte inferior dos modelos médios. Emblemas com elementos azuis e o nome e-308 na traseira também evidenciam a eletrificação desses belíssimos Peugeot.

Peugeot e-308 [divulgação]
Por enquanto não há planos para venda das duas variantes do Peugeot e-308 fora da Europa. O Brasil tem planos de eletrificação da Stellantis para todas as marcas e atualmente somente o Nissan Leaf atua no segmento de hatches médios elétricos por aqui. Essa pode ser uma oportunidade da marca do leão em ter um modelo elétrico numa categoria não explorada.

>>Nissan Leaf paga o preço por ser pioneiro entre elétricos | Avaliação

>>Peugeot e-208 custa 2 vezes um 208, mas é o dobro de carro | Avaliação

>>Stellantis vai produzir RAM no Brasil e lançar mais de 40 carros