Destaque

Peugeot 3008 2024 tem interior (absurdo) revelado pela Stellantis

Desafio agora é encontrar uma marca que não seja de luxo e que faça interiores melhores do que os da Peugeot, a exemplo do 3008

Peugeot 3008 2024 [divulgação]
Peugeot 3008 2024 [divulgação]

Nos últimos tempos, a Peugeot tem se estabelecido como a marca generalista com os melhores interiores. Reforçando esse posicionamento, a Stellantis revelou as primeiras imagens do interior do Peugeot 3008 2024. A terceira geração do SUV médio será lançada em setembro na Europa e sua cabine beira o absurdo.

Se tampar o logotipo da Peugeot e mostrar essas imagens a um leigo, facilmente o Peugeot 3008 passará por um BMW, Audi ou outro carro de luxo. Resta saber se o que os olhos veem, as mãos sentirão. Afinal, a qualidade visual dos materiais parece boa, mas no tato a coisa pode mudar. Ao menos nos modelos europeus, o histórico da Peugeot nesse quesito é bom.

Assim como o 3008 chegou à terceira geração, o layout de cabine da Peugeot, chamado de i-Cockpit, também chega à terceira aplicação. Chamada agora de Panoramic i-Cockpit, a cabine dos modelos da marca francesa mudará radicalmente com a junção da central multimídia com o painel de instrumentos totalmente digital.

Peugeot 3008 2024 [divulgação]
Peugeot 3008 2024 [divulgação]
Segundo a Peugeot, as duas telas juntas formam um display de 21 polegadas, que é levemente curvo para o motorista. Há ainda uma terceira tela, de 10 polegadas, posicionada no meio do painel. Ela é configurável e serve somente de atalho para botões e funções específicas, que podem ser determinadas pelo motorista de acordo com seu uso.

As telas tem alta definição, mas sem efeito 3D presente no 208 e no e-2008 vendidos no Brasil. Há uma larga faixa de pontos luminosos, que fica paralela às saídas de ar conjugadas. A Peugeot também deu ao 3008 uma longa faixa de tecido no painel e no console central, a fim de dar mais sofisticação.

Peugeot 3008 2024 [divulgação]
Peugeot 3008 2024 [divulgação]

Finalmente mudou

O volante, que não muda há anos, finalmente foi renovado. Com visual moderno e quadrado, ele traz os tenebrosos e altamente criticados botões touch. Talvez essa seja a maior mancada da Peugeot com o novo 3008, afinal, até a Volkswagen resolveu voltar atrás sobre o uso de comandos touch no volante depois de pesadas críticas.

No console central, o novo 3008 traz botões em L e um espaço dedicado ao carregamento de celular por indução, mas de difícil acesso ao motorista. A manopla de câmbio foi trocada por um seletor pequeno vindo das versões elétricas de 208 e 2008. Ele fica posicionado no painel, logo ao lado do botão de partida e do volante. É um indício do fim do 3008 manual. 

Novas informações sobre o Peugeot 3008 2024 serão divulgadas em breve pela marca francesa. A nova geração será feita sobre a plataforma EMP2, a mesma de hoje, mas modernizada e rebatizada para STLA Medium. Haverá versões gasolina, diesel, híbrida e elétrica. 

Além disso, o SUV médio passará a ter carroceria cupê. Já seu irmão de sete lugares, o 5008, deverá ser ao menos revelado ainda neste ano, mas em um segundo momento. O Brasil pode receber a nova geração do Peugeot 3008, mas somente em 2024 ou depois. 

>>Mitsubishi juntou os grupos Peugeot e Fiat antes da Stellantis

>>Em condições exclusivas, Peugeot 208 fica com preço de Fiat Mobi

>>Concessionárias de Peugeot e Citroën exigem carros melhores da Stellantis