.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Destaque

Peugeot 206 0km com teto panorâmico existe até hoje no Irã

Vendido no Irã pela Iran Khodro, Peugeot 206 serve de base também para outros quatro modelos, mas não é o Peugeot mais velho em produção

IKCO Peugeot 207 com teto solar [divulgação]
IKCO Peugeot 207 com teto solar [divulgação]

Atualmente no Brasil e na Europa estamos na segunda geração do Peugeot 208. Isso significa que o icônico Peugeot 206 já foi substituído ao menos três vezes. Mas saiba que o hatch compacto segue firme e forte em produção no Irã, onde ainda é possível comprar não somente ele como um modelo zero km, mas também o 207 em versão brasileira.

Criada em 1962, a Iran Khodro, ou ICKO, é uma companhia nacional do Irã e produz carros sob licença de diversas montadoras e outros modelos próprios. Sua parceira mais forte é a Peugeot, mas a marca iraniana já produziu modelos da Renault e hoje também faz alguns carros da chinesa Haima. 

O modelo mais antigo da marca é o Pars. Feito desde 1992, ele não passa de um Peugeot 405 reestilizado inúmeras vezes. Vale lembrar que o 405 foi feito na Europa de 1987 a 1997, mas que segue em produção até hoje no Irã. A marca, inclusive, fez versões com tração traseira dele e hoje conta com a picape Arisun, derivada do velho sedan da Peugeot. 

IKCO Peugeot Pars [divulgação]
IKCO Peugeot Pars [divulgação]

206 zero e 207 com teto

Mas o principal produto da IKCO é o Peugeot 206. O modelo é vendido por lá em seu formato original e também na estranha versão sedan. Para aumentar a família, a montadora iraniana também oferece o 207 brasileiro (que não passa de um 206 reestilizado) nas versões hatch e sedã.

Além disso, eles contam com o IKCO Runna. O modelo é derivado do Peugeot 206 sedã, mas visual próprio tanto por dentro, quanto por fora. O maior destaque do modelo e do 207 é a versão Panoramic, que conta com teto panorâmico fixo no mesmo estilo dos Peugeot modernos. É um item nunca oferecido para o 206 original, muito menos para o 207 brasileiro. 

Todos eles vêm com o mesmo motor 1.6 quatro cilindros aspirado que a Peugeot e a Citroën usam até hoje no Brasil no 208 e no C3. Lá no Irã são 113 cv que podem ser pareados com uma transmissão manual de cinco marchas. Mas só o 207 traz opção de câmbio automático de seis marchas, novamente, exatamente o mesmo usada no Brasil. 

>>Chery vai se separar em três marcas no Brasil e na Europa

>>CAOA Chery corta relações com a Globo com fim de contrato

>>Novo Fiat Uno / Panda mira em BYD Dolphin e GWM Ora 03