O Peugeot 2008 atual pode estar em seu último mês de produção no Brasil. De acordo com o jornal argentino Ámbito Financiero, que teve acesso ao cronograma da fábrica de Porto Real (RJ), o SUV só será fabricado até o final de novembro, com as últimas 605 unidades do modelo sendo produzidas.
Para dezembro, o cronograma não prevê a fabricação de nenhuma unidade do carro. E, para 2004 a nova geração do Peugeot 2008 começará a ser produzida na fábrica de Palomar, na Argentina, a partir de janeiro.
No primeiro mês de produção, apenas 30 unidades serão fabricadas, pois a indústria adota uma estratégia gradual de aumento na produção, conhecida como “ramp up”. Segundo o jornal, o volume expressivo será alcançado em maio, com quase 2.500 exemplares.
Isso indica que o lançamento oficial do novo modelo deve ocorrer no segundo trimestre do próximo ano, já com estoque disponível para abastecer as concessionárias. A previsão é que sejam produzidas pouco mais de 25 mil unidades até o final de 2024.
A chegada da nova geração do Peugeot 2008 também causou ajustes no cronograma de produção do Peugeot 208. Entre fevereiro e abril, o hatch terá os maiores volumes mensais de produção, com mais de 20 mil unidades das 70 mil previstas para o ano. Após esse período, a produção seguirá um ritmo mais linear.
Com o fim do 2008 atual, a Stellantis vai usar a fábrica do Rio de Janeiro para produzir apenas modelos da Citroën. Atualmente, C3 e C4 Cactus são feitos lá, e o C3 Aircross também vai ser produzido na fábrica fluminense. Dessa forma, a fábrica ficará restrita aos modelos feitos pela marca francesa.
Detalhes do novo Peugeot 2008
A nova geração do Peugeot 2008 chegará ao Brasil com um visual atualizado, já que recebeu um facelift na Europa em maio deste ano. Atualmente, apenas o modelo elétrico é vendido por aqui, mas ainda com o visual anterior ao da reestilização. A nova geração representa um salto considerável em relação ao SUV lançado em 2015 no Brasil, que passou por poucas mudanças desde então.
Com a mesma plataforma CMP do Peugeot 208, Citroën C3 e C3 Aircross, o novo Peugeot 2008 terá dimensões mais compatíveis com os modelos atuais. O comprimento é de 4,30 metros, com entre-eixos de 2,60 metros, representando um acréscimo de 6 cm. Além disso, o porta-malas também é maior, passando de 355 litros para 434 litros.
A motorização ainda é uma incógnita, mas é provável que o Peugeot 2008 adote o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm disponível em outros modelos da Stellantis, como o próprio Peugeot 208. O câmbio deverá ser automático do tipo CVT.
O que achou do fim do Peugeot 2008 atual? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Antes da Stellantis, Peugeot comprou a Chrysler na Europa
>> Esses são os carros que morreram e ninguém sentiu falta
>> Picape da GWM rival da Toyota Hilux é flagrada no Brasil