Ultimamente a Peugeot não anda para brincadeira quando o assunto é design de seus carros. Reconhecidamente bonitos, os novos 208 e 3008 foram o primeiro passo da marca francesa na direção de um estilo mais agressivo e chamativo. Mas a grande estrela da linha agora é a nova geração do hatch médio Peugeot 308, que agora ganha a companhia da irmã perua.
A terceira geração da Peugeot 308 SW é uma belíssima homenagem à qualquer perua, categoria que praticamente morreram no Brasil. Ela tem visual chamativo e elegante e soluções criativas de estilo que a colocam como uma das mais bonitas de sua categoria – se não for a mais bela.
Mais espaço e mais estilo na perua
Tomando como base o já bem desenhado 308 hatch, a perua da Peugeot carrega uma traseira mais longa, com vidro traseiro levemente inclinado, mas decorado com um aerofólio. A lanterna traseira é fina e invade parte da tampa do porta-malas, tendo como destaque os três frisos de LED como no 208.
Entre as lanternas da perua, um ressalto na tampa do porta-malas simula um segundo aerofólio e da o tom do novo logotipo da Peugeot, que tem pegada retrô. Para-choque esportivo traz saídas duplas de escape falsas emolduradas na sessão preta da peça. Há também luzes auxiliares e de ré na parte inferior.
A dianteira é exatamente a mesma do Peugeot 308, com faróis finos, prolongamento de LED no para-choque e grade frontal com pontos cromados. Como virou tradição da marca, o nome do modelo está estampado no capô, mas sem o sobrenome SW dado exclusivamente à perua. Nem mesmo na traseira ela carrega a sigla de Station Wagon.
Por dentro, a cabine da perua Peugeot é moderna e luxuosa. Há muito material macio ao toque e couro. Mas o destaque vai para o pequeno volante que permite ver o painel de instrumentos 100% digital e 3D pela parte superior – conceito que a Peugeot chama de i-Cockpit.
Perua sem Fiat (ainda)
Construída sobre a plataforma modular EMP2, a Peugeot 308 SW tem à disposição uma vasta gama de motores da PSA. Ainda não são utilizados conjuntos mecânicos compartilhados com o lado Fiat da Stellantis, mas há uma boa dose de eletrificação.
As versões de entrada são equipadas com motor 1.2 PureTech três cilindros turbo de 130 cv. Há opção diesel BlueHDi 1.5 quatro cilindros turbo de 130 cv também. Ambos usam transmissão automática de oito marchas.
Já para quem quer mais potência, sem gastar tanta gasolina, a Peugeot oferece duas opções híbridas. O motor 1.6 THP quatro cilindros turbo é ligado a um elétrico para produzir 180 cv ou 225 cv, dependendo da versão. O câmbio também é automático de oito marchas nesse caso. Segundo a Peugeot, a perua roda até 60 km com carga total.
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