![Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato] Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Volkswagen-Polo-TSI-manual-8_edited-990x556.jpg)
Já fui dono de um Volkswagen up! TSI e quando a marca anunciou sua morte em abril de 2021, achei que seria o fim do hatch compacto turbo manual divertido. Tudo bem que existe o Onix turbo manual, mas ele é mais voltado ao conforto. Por sorte, a Hyundai lançou o HB20 turbo manual, mas faltava algo vindo da Volkswagen. A solução chegou com o novo Polo TSI manual.
O modelo é a grande novidade da linha 2023, que vem acompanhada das já tradicionais versões MPI, Comfortline e Highline. Na prática, o Polo TSI manual substitui as versões MSI com o antigo motor 1.6 e opções de transmissão automática ou manual. Só que o espírito do saudoso up! TSI está lá…quase que literalmente.
Na mudança de ano modelo e junto da reestilização, o Polo ganhou o mesmo acerto de potência e torque que o up! TSI tinha. Antes eram 128 cv, agora são 116 cv. O torque caiu de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm. E, sinceramente, você não vai sentir falta desses pocotós a mais. Por mais que sejam 12 cv e 3,6 kgfm, na prática real, nada diferente.
Maior, mais chão
O subcompacto sempre foi um carro gostoso de dirigir forte, mas bastava chegar uma curva que seus pneus finos e a carroceria mais estreita e alta denunciavam um comportamento pouco afiado. O up! adorava sair com a traseira quicando e fazer curvas com velocidade mostrava um lado desengonçado e um pouco perigoso dele.
O up! TSI era como um muscle-car: ótimo nas retas, mas uma negação nas curvas. Já o Polo se comporta de maneira exemplar nas duas situações. Mesmo pesando bem mais que o subcompacto, ele tem o comportamento alegre e muito divertido que ele tinha. A vantagem é que a suspensão também é melhor trabalhada no Polo.
A Volkswagen trouxe a excelente caixa MQ200 que tem trocas precisas, bem calibradas e curtas – ótimas para uma tocada esportiva. Só que a manopla de câmbio é muito grande e alta, atrapalhando uma condução mais rápida. Ela força a barra ao tentar replicar o visual da manopla do Polo automático, vale ressaltar.
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Conta precisa fechar
A direção é bem acertada, com peso ideal e levemente mais pesadinha: como se espera de um Volkswagen. Contudo, notadamente mais leve que a direção do up! na hora de estacionar. Só que a marca economizou no volante. Ele é o antigo, mas com logotipo novo. Além disso, não tem ajuste de altura, nem de profundidade – um pênalti gravíssimo.
Soma-se isso ao fato de que ele tem material de baixa qualidade, áspero e visual bem simplório. O Polo TSI manual merecia mais. Esse é um dos pontos em que é visível que a Volkswagen começou a economizar para baixar o preço do carro. O freio a tambor traseiro foi um deles, ainda que na prática não sinta diferença e ele até freie em menor distância que antes.
O acabamento continua simples, sendo que o TSI manual tem apenas uma nova textura 3D na porta, enquanto os modelos mais caros ganharam tecido. A vantagem, porém, é que o ponto de destaque do painel é no mesmo preto brilhante texturizado do Highline, o que disfarça um pouco a simplicidade da cabine.
Sem mimos, mas justo
Sendo a versão mais barata do Polo com motor TSI, não espere por mimos. Ele tem uma lista justa de itens de série com quatro airbags, ar-condicionado analógico, painel digital, chave canivete, sensor de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis full-LED, luz diurna de LED.
Veredicto
Se você tinha um up! TSI (como eu tive) e achou que ficou sem opções depois que ele morreu, pode comemorar a chegada do Polo TSI manual. Ele é um carro muito bom de dirigir, alegre, esperto e justinho. Faz curvas muito melhor que o subcompacto e entrega mais diversão ao volante do que deveria ao se tratar de uma versão de entrada. Só o acabamento continua ruim.
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