Novidades

Novo Toyota Corolla reestilizado será revelado ainda em 2022

Apesar de o Toyota Corolla brasileiro já estar na linha 2023, primeira reestilização da 12ª geração chega ainda neste ano

Toyota Corolla 2023
Toyota Corolla japonês [divulgação]

Pode não parecer, mas o Toyota Corolla à venda no Brasil foi apresentado há quatro anos. E como a grande maioria dos carros, chega o momento de sua primeira reestilização. Hatch, perua e sedã passarão por mudanças visuais em outubro, conforme adianta o site japonês Creative Trends. O Corolla Cross, por outro lado, segue como está por mais tempo.

Apresentado em 2018 e com três visuais diferentes ao redor do mundo, o Toyota Corolla começará suas mudanças no Japão. Por lá, o modelo tem estilo bastante parecido com o modelo norte-americano, que é mais esportivo. Contudo, ele é alguns centímetros mais curto por conta da legislação japonesa.

A dianteira é igual entre perua, hatch e sedã no Japão, mais esportiva e ousada que a usada no Corolla sedã brasileiro e europeu. Portanto, as mudanças que serão aplicadas lá fora não devem ser seguidas por aqui. Devemos esperar pelas novidades a serem apresentadas na Europa antes de elas chegarem ao Brasil.

Toyota Corolla 2023
Toyota Corolla japonês [divulgação]

Tecnologia extra

O que se tem de concreto por enquanto é que faróis, lanternas e grade frontal mudarão na reestilização japonesa – itens que não afetam o brasil. Por dentro, ele terá novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas vindo do SUV Harier. Como a cabine de todas as variantes do Corolla é igual, esse item deve vir ao Brasil.

Uma nova central multimídia mais moderna e com tela de mais qualidade também é esperada. Outra novidade deverá ficar por conta dos sistemas de condução semiautônoma e de segurança Toyota Safety Sense que devem receber mudanças e upgrades.

Toyota Corolla 2023
Toyota Corolla japonês [divulgação]

Novo motor?

A parte mecânica também muda com a aposentadoria do motor 1.8 quatro cilindros aspirado em favor do 1.5 três cilindros aspirado do Yaris. A alteração valerá somente para os modelos não híbridos, já que o Corolla Hybrid seguirá com o 1.8 aspirado ligado aos motores elétricos. O 1.2 quatro cilindros híbrido também será levado a outros mercados.

No Brasil e nos EUA, o 2.0 Dynamic Force quatro cilindros aspirado segue firme e forte, mesmo após a reestilização. Recentemente a Toyota do Brasil começou a produzir unidades do motor de dois litros para exportar para os Estados Unidos. Resta saber agora quando o novo Corolla vem ao Brasil. Apostar em 2023 como linha 2024 parece plausível.

>>Toyota Hilux GR Sport ganha mais potência e poderá ser assim no Brasil

>>Inédito Honda Civic Cross será maior que o Corolla Cross

>>Siena entra para os mais vendidos, Corolla Cross lidera entre os SUVs