Prestes a ser lançado no Brasil, o SUV compacto 100% elétrico Chevrolet Bolt EUV terá sua primeira aparição oficial no país durante o Lollapalooza. O evento musical é patrocinado pela montadora americana há anos, mas sempre teve o Onix como foco.
O novo produto nada mais é do que uma versão SUV do hatch elétrico que a montadora já tem em nosso mercado, o Bolt EV (Electric Vehicle). Com características bem semelhantes, o Bolt EUV (Electric Utility Vehicle) se diferencia mais pelo design que o deixou um pouco maior e mais alto.
A Chevrolet já havia confirmado também o lançamento de outros dois SUVs totalmente elétricos no Brasil dentro dos próximos anos, o Blazer EV e o Equinox EV. Estes ainda não possuem uma data de lançamento definida.
Um Bolt EV mais alto?
Compartilhando até o mesmo nome, os dois modelos elétricos se diferenciam mesmo pelo visual, e nem é tanto assim. A dianteira entrega um design muito parecido com o do hatch, com pequenas alterações no para-choque e no conjunto óptico, que agora é separado em dois andares.
É na traseira que as diferenças são maiores, trazendo linhas mais altas e aumentando a impressão de robustez. Essa é uma receita que praticamente todo carro chamado de SUV segue para que passe a sensação de um veículo alto e imponente.
As lanternas que no hatch são grossas e inteiras, serão mais finas e bipartidas no SUV. Isso eliminará a tampa do porta-malas arredondada presente no Bolt EV, agora seguindo linhas mais retas e verticais.
O SUV também é maior
Mesmo utilizando a plataforma do irmão menor, o Bolt EUV consegue ser 14 cm mais comprido (com 4,30 m), 0,5 cm mais largo (1,77 m), 0,5 cm mais alto (1,61 m) e 7,5 cm mais generoso na distância entre-eixos (chegando aos 2,67 m).
A altura livre em relação ao solo e os ângulos de ataque e saída devem ser um pouco melhores que os do hatchback, mas não espere por uma capacidade off-road, pois o apelo de SUV é bem mais estético e nem tanto funcional.
Boa motorização
O motor elétrico será o mesmo já conhecido por nós, ou seja, são disponibilizados 203 cv e 36,7 kgfm. No caso do Bolt EV essa motorização é suficiente para fazer com que o carro seja bastante ágil e divertido de dirigir, chamando atenção pela boa dinâmica em conduções mais agressivas.
O a 100 km/h de 7,5s provavelmente ficará um pouco mais lento na versão SUV, mas a velocidade máxima deve permanecer bem próxima aos 146 km/h. A bateria de 66 kWh garante uma autonomia de aproximadamente 402 km para o Bolt EUV, de acordo com o padrão EPA.
Prepare o bolso
Certamente o novo produto da Chevrolet será bem caro, pois se o Bolt EV é vendido por absurdos R$ 329.000 atualmente, a configuração maior pode chegar (e até mesmo ultrapassar) facilmente a casa dos 350 mil reais.
A apresentação oficial ocorrerá durante o Lollapalooza Brasil deste ano, que tem atividade entre os dias 24 e 26 de março. O evento de música acontecerá no autódromo de Interlagos em São Paulo.
O lançamento no mercado brasileiro fica programado para o segundo semestre desse ano. Isso se ele não atrasar diversas vezes como aconteceu com o hatch elétrico da montadora norte-americana.
>> Bolt 2023 é o (caro) passo da nova Chevrolet elétrica | Impressões