Destaque

Novo SUV compacto da Toyota tem desenho vazado

Esse ainda não é o SUV compacto da Toyota prometido para o Brasil, mas sim um novo modelo totalmente elétrico

SUV compacto Toyota [registro de patentes Austrália]
SUV compacto Toyota [registro de patentes Austrália]

Depois de anos dormindo no ponto quando a eletrificação total de seus carros, a Toyota lançará de uma vez uma tonelada de novos modelos movidos somente a baterias. Depois do bZ4X e do bZ3, a marca prepara o lançamento de um SUV compacto, como mostra o registro de patentes vazado na Austrália.

O que possivelmente pode vir a ser o Toyota bZ2X é um SUV compacto totalmente elétrico baseado no Yaris Cross ou no Aygo X. O visual é bem radical, como tem se mostrado a nova tendência da marca japonesa nos últimos lançamentos. O ponto de maior ousadia está na traseira que conta com pintura dupla e lanternas bem ousadas.

O vidro traseiro é bem inclinado, remetendo a um perfil de SUV cupê. As lanternas finas em um degrau entre o vidro e a tampa do porta-malas colaboram para essa sensação. Já a placa traseira fica em uma sessão mais volumosa do porta-malas em um nível de ousadia nunca visto em um Toyota.

SUV compacto Toyota [registro de patentes Austrália]
SUV compacto Toyota [registro de patentes Austrália]
Para coroar esse pensamento fora da casinha, o SUV compacto da Toyota tem pintura preta na traseira, formada a partir do vinco da porta. O vidro da porta traseira é minúsculo, sendo recortado por uma coluna e diversas linhas. Bonito é, mas deve ser claustrofóbico sentar atrás do SUV.

A dianteira traz elementos já vistos no novo Yaris, no SUV sedã Crown e no bZ3X: faróis em formato de C com parte superior integrada ao capô. A abertura de ar inferior é larga e trapezoidal, deixando o desenho ainda mais ousado. Resta saber se tamanha ousadia será refletida no SUV brasileiro da Toyota ou se ele jogará seguro como o Corolla Cross.

SUV compacto Toyota [registro de patentes Austrália]
Sobre o modelo vazado em registro de patentes, ele deverá ser lançado no próximo ano ou em 2024. Como parte da linha totalmente elétrica da Toyota, ele terá grande foco na Europa e Japão. O Brasil pode até receber o modelo, mas a marca japonesa está focada, nesse momento, em modelos híbridos por aqui.

>>Hilux com motor V12 e 1.000 cv humilha muita Ferrari

>>Toyota sobre preços de Corolla e Corolla Cross no Brasil

>>Novo SUV híbrido flex da Toyota será anunciado ainda em 2022