O encontro aconteceu, justamente, na cidade onde foi apresentada sua primeira geração, no final de 2011: Foz do Iguaçu. Já na entrada do hotel, que fica no terceiro maior destino do Brasil, a fileira de Duster chamava a atenção. Sim!
Estamos falando da linha 2021 do Renault Duster, que entrou em pré-venda e teve imagens divulgadas há alguns dias, mas, certamente, te deixou curioso sobre as principais mudanças, pacotes de equipamentos e, claro, os preços. A tabela começa em R$ 71.790 para o Duster Zen, exatamente o mesmo da versão Expression (antigo nome da versão de entrada do SUV compacto) vendida até o momento.
“Hoje iniciaremos um novo capítulo na história da Renault, que está em seu melhor momento, afinal, são mais de 3,2 milhões de unidades no mundo, momento ideal para apostar em inovação”, disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil durante coletiva de imprensa.
E foi por isso que a fabricante resolveu mexer em todos os pontos do carro, que seguindo as linhas do irmão Dacia, traz como principais mudanças do lado de fora as caixas de rodas mais avantajadas, a grade dianteira e os faróis e, como não falar, as lanternas traseiras em LED, que já estão dando muito o que falar por conta da inegável semelhança com o Jeep Renegade.
Com fama de carro de butique, os franceses querem ser reconhecidos pela robustez e, por isso, partiram para o jeitinho brasileiro de transformar um projeto careta em algo mais, digamos, vultuoso.
O utilitário é alto, firme, e consegue transpassar a sensação de robustez que a marca tanto sonha. Mas, mesmo assim, não perde o jeitão urbano, como manda a receita da categoria, composta pelos rivais Hyundai Creta, Volkswgen T-Cross, Ford EcoSport, Nissan Kicks, Jeep Renegade e companhia.
Do lado de dentro o Duster mudou bastante. Tem painel mais horizontal com quatro saídas de ar e tela central de 8″ de polegadas, maior que a anterior. O volante é multifuncional, assim como no Sandero e Logan e oferece novos itens de tecnologia.
A partir de agora, o Duster exclui da gama de versões o motor 2.0, ou seja, ele apenas é ofertado com o 1.6 SCe de até 120 cv e 16,2 kgfm de torque, que trabalha junto de um câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. A novidade aqui é a adoção da função start-stop, que promete nota A em consumo quando equipado com câmbio manual, de acordo com o Inmetro. No caso da transmissão CVT, a nota do Inmetro cai para B.
Abaixo, confira o preço e lista de equipamentos de cada versão:
Duster Zen manual (R$ 71.790): ele traz direção elétrica, ar-condicionado, faróis com luzes diurnas em leds, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, alarme, rodas de aço de 16 polegadas e rádio com entrada USB e conexão Bluetooth. Opcionais: central multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas, faróis de neblina e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Duster Zen CVT X-Tronic (R$ 77.790): os mesmos itens da Zen manual, só que com transmissão automática CVT. Opcionais: os mesmos da Zen manual.
Duster Intense CVT X-Tronic (R$ 83.490): assim como o Zen CVT mais grade dianteira e barras de teto cromadas, faróis de neblina, rodas de liga-leve aro 16, vidros elétricos com função “um toque”, ar-condicionado automático, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos para-sóis, volante revestido em couro, central de áudio Easy Link, sensor de estacionamento e câmera traseiros, além de controlador e limitador de velocidade. Opcional: bancos de couro.
Duster Iconic CVT X- Tronic (R$ 87.490): como o Intense CVT mais quatro câmeras, alerta de ponto cego, faróis com acendimento automático, chave presencial, rodas e liga-leve de 17 polegadas e apoio de braço. Opcional: o mesmo da Intense CVT.
Os detalhes do test-drive você acompanha ainda hoje aqui no Auto+.
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