Se com a nova geração do Peugeot 208 a Stellantis conseguiu roubar do Renault Clio o posto de hatch compacto mais vendido da Europa, agora com o novo 308 o alvo é outro. Terceira geração do hatch médio francês tem um objetivo claro: tirar o sono do Volkswagen Golf.
Para isso, a Peugeot mudou totalmente o 308, mas manteve a plataforma modular EMP2. A nova geração ficou 11 cm mais longa, ganhou entre-eixos 5,5 cm mais longo para acomodar melhor os passageiros e a carroceria ficou 2 cm mais baixa.
Mais que o Golf
Assim, o Peugeot 308 entrega 4,36 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,44 m de altura. Comparando com a oitava geração do Volkswagen Golf, o modelo da Stellantis é 8 cm mais longo, 1 cm mais baixo e tem entre-eixos 1 cm mais longo.
Mesmo tendo diminuído de 420 litros para 412 litros, o porta-malas do Peugeot ainda é maior que o do Golf, que carrega somente 380 litros. Outra vantagem do 308 está na mecânica: a Volkswagen oferece versão híbrida para o Golf apenas na roupagem esportiva GTE, algo que não ocorre no 308.
As versões mais caras do modelo são equipadas com motor 1.6 THP ligado a um motor elétrico. São duas versões: 150 cv com 60 km de autonomia elétrica ou 180 cv com 58 km de autonomia elétrica. Ambos são equipados com transmissão automática de oito marchas.
Para quem não é tão adepto assim da eletrificação, o Peugeot 308 conta com motor 1.2 PureTech turbo de 110 cv ou 130 cv. Aqui há opção de câmbio manual de seis marchas, mas a Peugeot foca a linha no câmbio automático de oito marchas. Opção diesel é um 1.5 quatro cilindros turbo de 130 cv, também com opção manual ou automática.
Inegável escultura
Se a antiga geração do Peugeot 308 já se destacada pela beleza, o novo modelo consegue ir além. A carroceria é esguia, com linhas sutis, mas de presença marcante. Destaque na dianteira vai para a grade frontal com pontos cromados que direcionam os olhos ao novo logotipo da Peugeot.
Tal qual no 208, o novo 308 conta com prolongamentos de LED no para-choque que fazem a função de iluminação diurna. Os faróis finos de LED complementados pelo capô inclinado, deixam o hatch médio com visual agressivo.
A traseira segue a linguagem visual da Peugeot ao apresentar lanternas espichadas com três filetes de LED que imitam as garras de um leão. Elas ficam integradas por um friso preto que agora não traz mais o escrito Peugeot, como ocorre no 208 e no 3008. Um falso extrator de ar no 308 incorpora saídas de escape e luzes auxiliares.
Mas é por dentro que o Peugeot 308 promete dar um banho no Volkswagen Golf. Enquanto o rival alemão é sóbrio e tem poucos detalhes, o hatch francês passa a sensação de ser um carro conceito. A Peugeot integrou visualmente o painel de instrumentos digital 3D com as saídas de ar, formando um elemento único.
A central multimídia é dividida em duas telas, sendo a inferior dotada de botões configuráveis que funcionam como atalhos para o que o motorista precisar. Volante é o mesmo do 208, mas com novo logotipo da marca. Há um cuidado extra no acabamento com vários elementos macios, luzes ambiente e materiais mais refinados.
Pronto para o futuro
Além da tecnologia interna, o Peugeot 308 2022 traz também diversos sistemas de auxilio ao motorista. Entre os destaques está o piloto automático adaptativo com função anda e para, além de gerenciamento automático de troca de faixa. Ele ainda regula automaticamente a velocidade por meio de leitura de placas.
Há ainda alerta de ponto cego, park assist, sistema de câmeras 360°, para-brisa aquecido, adaptação de velocidade à curva, alerta de tráfego cruzado e sistema de ligação de emergência.
É uma pena que a Peugeot (e qualquer outra marca generalista) dificilmente voltará a apostar no segmento de hatches médios no Brasil. Por isso, não espere pelo Peugeot 308 em ruas fora da Europa.
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