O novo Mercedes EQE SUV é o novo membro da família de elétricos da marca alemã. E sim, a Mercedes-Benz repetiu o nome que já era utilizado no sedã elétrico EQE. Por isso, é preciso tomar um certo cuidado para não confundir os dois modelos. Para simplificar: o sedã já está à venda na Europa, enquanto que o SUV só deve chegar no próximo ano, como linha 2024.
Embora tenha o mesmo nome do três volumes, o EQE SUV é menor em dimensões. O comprimento de 4,86 m é 13,2 cm mais curto que o do irmão sedã, mas a largura de 1,94 m é apenas 1 cm menor.
Outro ponto que muda é o entre-eixos, que no utilitário esportivo é de 3,03 m, o que dá 9 cm a menos quando comparado ao EQE sedã. Ao menos o porta-malas é maior, com 520 litros, ante os 430 do três volumes. O peso, como em todo elétrico, é alto. São 2.600 kg, mas também se trata de um carro bem grande.
Potência e autonomia
Dadas todas essas medidas do EQE SUV, é hora de falar sobre o conjunto elétrico. Ao todo, serão três versões convencionais e mais duas com a preparação da AMG. Independentemente do modelo escolhido, o conjunto de baterias é o mesmo, sendo de 90,6 kWh.
A versão de entrada do modelo é a EQE 350+, que conta com o conjunto elétrico de 292 cv e 57,6 kgfm, com tração apenas traseira. Por conta disso, a autonomia deste modelo é a maior de todas, alcançado até 590 km no ciclo WLTP.
Acima desta versão está a 350 4Matic, que não ganha mais potência, mas ganha tração integral e um segundo motor elétrico, que faz o torque saltar para 78 kgfm. No entanto, a autonomia cai para 558 km. Por último, o modelo mais potente sem ser AMG é o 500 4Matic. A potência é de 407 cv e o torque é de 87,5 kgfm, com autonomia de 547 km.
Por último, completam a gama as duas versões esportivas. O Mercedes-AMG EQE 43 4Matic tem 476 cv com o mesmo torque de 87,5 kgfm. Com estes números, o carro faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h. Este modelo consegue rodar por até 488 km, no máximo.
O modelo mais rápido é o AMG EQE 53 4Matic+, que entrega até 625 cv de potência e 97 kgfm de torque. Porém, é possível conseguir ainda mais potência, graças ao pacote AMG Dynamic Plus, que libera um boost que eleva os seus números para 687 cv e 102 kgfm de torque. São necessários 3,5 segundos para alcançar os 100 km/h, e a velocidade máxima é de 240 km/h. Porém, a autonomia máxima é de 470 km, a menor entre todos os modelos.
Por enquanto não há previsão para o lançamento do modelo no Brasil, mas como a Mercedes-Benz tem trazido seus elétricos para o país, pode ser que o EQS SUV desembarque em solo brasileiro em algum momento de 2023. Afinal, seu principal concorrente, o BMW iX, já é vendido por aqui, o que deve motivar a chegada do utilitário elétrico.
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