A JAC lançou o carro elétrico compacto Yiwei 3, o primeiro modelo da nova plataforma desenvolvida internamente, e que entra no mercado com autonomia de até 505 km. O carro foi idealizado para atrair clientes jovens e a série Yiwei estará integrada por quatro modelos até 2025. O preço na China também chama a atenção, pois custa 97.900 yuans, equivalente a pouco mais de R$ 68 mil, no câmbio atual.
Medindo 4.025 mm de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.560 mm de altura, com distância entre eixos de 2.620 mm, o design do Yiwei 3 lembra alguns modelos populares com porte semelhante, e promete amplo espaço interno. Visivelmente, os faróis circulares (que lembram os carros da Mini) e a carroceria arredondada impressionam, além das maçanetas retráteis e a pintura externa em dois tons com teto preto.
Por dentro, o visual moderno coloca o Yiwei 3 em outro patamar para carros elétricos da JAC, com grande tela flutuante de 15,6 polegadas que conta com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei, quadro de instrumentos totalmente digital e recarga sem fio para smartphones.
O volante tem dois raios e fundo plano para economizar espaço para os joelhos enquanto o design dos botões é o mesmo dos modelos da marca Nio, também produzidos pela JAC.
Quanto à propulsão, a opção de entrada conta com um motor elétrico de 95 cv e bateria de lítio para 405 km de autonomia. Já a segunda versão vem equipada com motor elétrico de 136 cv e bateria que suporta 505 km, sempre utilizando o ciclo chinês de medição. Para futuras versões, a montadora planeja, inclusive, lançar um modelo de longo alcance com bateria de sódio, que seria capaz de rodar até 600 km.
O lançamento do Yiwei 3 marca um importante movimento da JAC no segmento de carros elétricos, que reacende a esperança da montadora na China e desperta a possibilidade de entrada de algum modelo da série Yiwei no Brasil. Resta aguardar pelos movimentos da fabricante no mercado.
>> JAC mudará de logo e, novamente, é inspirado na Kia
>> Lesmas sobre rodas: conheça os 10 carros mais lentos do Brasil
>> 5 carros populares baratos que poderiam ser vendidos no Brasil