Nos últimos anos, a Hyundai tem feito carros com visual que é impossível ficar indiferente. Desde o HB20 bagre, até o atual Creta, passando por modelos internacionais, os coreanos são ousados em termos visuais. Mas, às vezes, passam da cota, como era o caso do SUV compacto Kona. Era…
A nova geração foi revelada parcialmente pela Hyundai em poucas fotos e poucas informações, servindo apenas de aquecimento para o ano que vem. Totalmente renovado, o novo Hyundai Kona se estabelece como o SUV compacto da marca para mercados desenvolvidos, enquanto o Creta faz o mesmo papel em países emergentes.
O novo Kona cresceu 15 cm e agora tem 4,35 m de comprimento para se equiparar aos demais SUVs compactos à venda nos EUA, Europa e Coreia. Isso também fez com que ele ficasse maior que o Creta pela primeira vez na história, visto que o nosso SUV compacto com seus 4,30 m de comprimento já é grandinho para o segmento.
Sem divulgar informações de mecânica, a Hyundai apenas prometeu que o Kona terá versões híbrida, elétrica e a combustão tradicional. É possível que ele imite a gama de motores do Kia Niro, recentemente lançado no Brasil em versão híbrida com motor 1.6 aspirado combinado a um elétrico rendendo 141 cv e 27 kgfm.
Ousadia e alegria
A antiga geração do Hyundai Kona era recheada de linhas e elementos fortes, que faziam com que o modelo parecesse uma bagunça visual, algo que mudou na nova geração. Inspirado na van Staria, a dianteira do novo Kona é marcada por uma barra de LED que funciona como luz diurna.
O detalhe mais legal desse LED é que ele é pixelado no Kona elétrico, como uma maneira de manter a identidade visual dos modelos elétricos da Hyundai e acenar para a linha Ioniq, que usa desse recurso. Os elementos de pixel também estão na grade frontal parcialmente fechada, mas decorada com quadrados cromados.
Os faróis principais estão em um recorte no para-lama, que fica camuflado pela cobertura preta das versões regulares do Kona. No elétrico e no esportivo N Line, o para-lama tem cor da carroceria. Cada variante tem um para-choque diferente, sendo os regulares com detalhes pretos e cinza, enquanto o N Line traz entradas de ar grandes e detalhes em preto brilhante.
Na traseira, os elementos se repetem, com as luzes principais em um triângulo vindo do para-lama e um enorme filete de LED (pixelado no Kona EV). A cabine é elegante, com linha retas e painel de instrumentos integrado à central multimídia. Novos detalhes devem ser revelados em breve pela Hyundai, que não venderá o Kona no Brasil por causa do Creta.
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