Em outubro do ano passado o Honda CR-V foi confirmado pela montadora no Brasil, com chegada em 2023. Programado para o segundo semestre, o modelo acaba de ter imagens registradas em nosso país, indicando que sua estreia não está muito distante.
Os registros do SUV foram feitos no INPI, que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Muitos modelos registrados por lá já foram até mesmo revelados mundialmente antes da divulgação oficial. Porém, no caso do Honda CR-V, ele já tinha sido apresentado totalmente no exterior há alguns meses, em julho de 2022.
O que mostram as imagens?
Aparentemente, no Brasil o novo CR-V será idêntico ao vendido no exterior. É possível até perceber algumas pequenas diferenças em relação às versões híbridas vendidas em outros países. O para-choque dianteiro, por exemplo, não tem os dois acabamentos laterais na grade inferior. Percebe-se também a ausência de um detalhe em prata acetinado logo abaixo.
Na traseira, que é praticamente uma cópia do Volvo XC60, nota-se somente que não há saídas de escapamento aparentes. Contudo, justamente por ser apenas um registro, ele pode não refletir exatamente todos os detalhes do veículo que será vendido em nosso país.
Além disso, essa falta de alguns detalhes que nós mencionamos, é vista em versões mais convencionais do modelo em outros mercados, como nos Estados Unidos. Por lá a nova geração traz as versões LX, EX, Sport Hybrid, EXL e Sport Touring Hybrid.
Só a duas variantes Sport, que também são as únicas híbridas, possuem os detalhes mais arrojados e levemente esportivos. Contudo, é quase certo que somente a opção híbrida virá para o nosso mercado. Sendo assim, ou a Honda irá criar uma versão Turing convencional (sem ser Sport), ou os registros não mostram exatamente a configuração que será vendida no Brasil.
Na teoria existe a possibilidade de que uma versão mais básica também seja ofertada. Contudo, com base no histórico do modelo, onde por aqui foi oferece somente na opção Touring, essa chance não é muito alta. Ainda mais considerando que a Honda também já confirmou o ZR-V para o nosso país, que deve ficar acima do HR-V e abaixo do CR-V.
Já no interior o SUV compartilha a mesma concepção de design com a nova geração do Honda Civic. As linhas são mais minimalistas e retas. As saídas de ar estão presentes em toda a extensão do painel, enquanto a multimídia é posicionada de forma flutuante. Em comparação com o modelo anterior do CR-V, a mudança também foi grande.
A nova geração do Honda CR-V
Nos EUA existe a motorização 1.5 turbo que rende até 193 cv e 24,7 kgfm. Além disso, o CR-V pode ser equipado com um conjunto híbrido, praticamente o mesmo do Civic e do finado Accord híbridos. Quando o motor 2.0 aspirado e o motor elétrico são combinados, a potência entregue é de 207 cv.
Esse conjunto mecânico, assim como no Civic, utiliza quase sempre o motor à gasolina somente como um gerador de energia para as baterias. Assim, na maior parte do tempo de uso o modelo é movido só pelo propulsor elétrico. Isso fornece uma grande economia de combustível.
>> Honda City 2024 ganha nova cor e mais itens, mas fica mais caro
>> Honda lançará um HR-V barato para substituir o WR-V
>> Honda apresenta trio de conceitos de SUVs elétricos na China