Não é só no Brasil que GWM e BYD causam dor de cabeça para as montadoras. Lá na Europa, a força que as chinesas têm apresentado no segmento de entrada entre os elétricos fez com que a Fiat revisse seus planos para a nova geração do Uno / Panda. A ideia da Stellantis é ter seu equivalente ao BYD Dolphin e ao GWM Ora 03.
Provando que a ideia é brigar diretamente com GWM Ora 03 (vendido na Europa como Ora Funky Cat) e BYD Dolphin, Olivier Francois, CEO da Fiat, disse em entrevista à revista Quattroroute que o novo Uno / Panda “pode e será desenvolvido como uma solução para colocar os chineses em dificuldade”. Ou seja, o alvo está bem marcado.
Como o projeto do atual Fiat Panda deu origem ao Uno brasileiro, como sua variante de baixo custo, há chance de que o mesmo seja feito com a nova geração. A Stellantis já prometeu que produzirá carros elétricos no Brasil com a base CMP (do Citroën C3 e do Peugeot), a mesma que será usada pelo novo Panda europeu.
Sem escada no teto
Como o visual se manterá retrô e inspirado no conceito Centoventi, há conexões visuais fortíssimas com o Uno. Por isso, o novo Uno brasileiro pode ser essa variante de baixo custo do modelo europeu. Vale lembrar que a Citroën produzirá na Europa uma variante mais sofisticada e elétrica do C3 brasileiro, fazendo o caminho inverso.
A estreia do Fiat Panda elétrico na Europa deve acontecer até 2025. Contudo, vale lembrar, a Fiat prometeu que a atual geração do Panda com motor a combustão seguirá à venda até 2026. O modelo, lançado em 2011, compartilhava diversos elementos com o Uno brasileiro, morto em 2021.
Você acha que o novo Uno / Panda será capaz de brigar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03? Conte nos comentários.
>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões
>>BYD Dolphin se torna um dos hatches mais vendidos do Brasil
>>Em promoção, Ford Ranger velha é vendida com preço de Fiat Toro