Destaque

Novo Corolla fica mais esportivo e ganha motor híbrido do Prius

Design mais agressivo e motor de 170 cavalos são os destaques do novo Corolla

Toyota Corolla (divulgação)
Toyota Corolla (divulgação)

A 12ª edição do sedan mais famoso e vendido da Toyota é apresentado no Salão de Guangzhou, na China. Estamos falando da nova geração do Corolla, o sedan que mais vende no país e no mundo todo, que agora recebe uma nova plataforma e três linguagens visuais diferentes. A plataforma agora é a mesma do Toyota Prius a TNGA, que deixou o modelo maior por dentro e agora traz um design muito mais agressivo do que antes.

Foto (divulgação)

Para o mercado chinês, a marca mostra o Corolla Levin que tem um visual mais próximo das versões hatch e perua, enquanto que a versão europeia tem grade maior e as luzes de neblina estão mais nas extremidades do que da versão chinesa e norte americana. Por falar na versão da terra do Tio Sam, o modelo apresentado é a versão XSE, com visual mais esportivo que tem para choque com desenho mais esportivo do que as demais versões – como de costume, uma vez que o Corolla no mercado norte americano tem o foco o público mais jovem.

Foto (divulgação)

Fora essas diferenças estéticas, a essência do modelo é a mesma, compartilhando a mesma plataforma do Prius, e ganhando alguns centímetros a mais no comprimento total. Agora são 4.46 metros de comprimento, 1.78 metros de largura e 1.43 metros de altura com entre eixos mantido de 2.70 metros. Na parte mecânica, as versões de entrada manterão o mesmo motor 1.8 litro atual, e nas versões intermediária e mais cara o Corolla recebe um novo motor 2.0 litros de quatro cilindros com injeção direta que gera 170 cavalos e 21,4 kgfm de torque a 4.800 rpm.

Foto (divulgação)

O câmbio do tipo CVT agora simula 10 marchas, e tem trocas mais suaves do que do modelo atual. Assim como o Prius, o Corolla ganha uma versão híbrida com o motor 1.8 litro associado ao motor elétrico que vem do Prius, que juntos rendem 122 cavalos. Os sistemas de segurança também foram revistos e a Toyota garante que esta geração será uma das mais seguras graças as tecnologias aplicadas na plataforma e na construção de modo geral.

Foto (divulgação)

O interior também ganha destaque com seu novo painel que vem da versão hatch e perua, e agora traz um novo sistema multimídia flutuante com 8 polegadas com um novo sistema e compatibilidade apenas com o sistema Apple Car Play – uma vez que a Toyota não tem pretensões de trabalhar com o sistema da Google, o Android Auto. O acabamento agora está mais sofisticado e perde aquela áurea de carro de tiozão.

Foto (divulgação)

O modelo deve ser apresentado ao longo de 2019 na Europa, Estados Unidos e China e por aqui o modelo deve chegar em meados de 2020 já com a produção local, que pode ser feita na fábrica da marca em Indaiatuba no interior de São Paulo que recentemente recebeu um investimento de revitalização de R$ 1 bilhão.

Veja mais:

>>Toyota Hilux 2019 traz visual repaginado

>>Toyota vende Corolla XEi com desconto para PcD

>>Novo Polo e Toyota Corolla alcançam 5 estrelas no Latin Ncap