Futuro e passado se colidiram na nova geração do Chevrolet Blazer. Agora 100% elétrico e totalmente voltado ao uso urbano, o SUV estreia sua nova geração já com opção de viatura policial. Aqui no Brasil por anos o Chevrolet Blazer foi um dos carros mais usados pela polícia, mas nos tempos em que ele era derivado da picape S10.
Aliás, esse é o quarto modelo que a Chevrolet vende no mundo com o nome Blazer. Temos agora o Blazer elétrico com estrutura monobloco e visual bem esportivo. Há também o Blazer americano, um SUV de cinco lugares (com opção de sete lugares na China) e visual inspirado no Camaro.
Com um nome a mais, o Trailblazer brasileiro traz a essência original do Blazer. Ele é derivado da picape S10 e o único construído no esquema chassi sob carroceria. Por fim, o Traiblazer americano/chinês é o Jeep Compass da Chevrolet. Tem visual inspirado no Blazer americano, que por sua vez é inspirado no Camaro. Entendida a confusão, vamos ao novo modelo.
Tração dianteira, traseira ou integral
A Chevrolet seguiu por uma interessante e inédita abordagem do Blazer. Dependendo da versão, você pode ter tração dianteira, tração traseira ou tração integral. A variante de entrada 1LT tem tração dianteira, assim como a 2LT. Porém a variante intermediária conta com tração integral opcional.
Já o Blazer RS é o mais interessante de todos. Como padrão, tem tração dianteira, mas você pode optar por tração traseira ou tração integral. Ambos os layouts são opcionais e selecionáveis de acordo com o gosto do cliente. Já o Blazer SS só tem tração integral. Isso porque ele é o mais forte de todos.
A Chevrolet revelou os dados de performance somente do SS, que entrega 565 cv e 89,5 kgfm de torque. Isso o coloca à frente do BMW iX que entrega 535 cv e 78 kgfm, assim como do BYD Tan com sus 517 cv e 69,3 kgfm. Em termos de autonomia temos 398 km para o 1LT, 472 km para o 2LT com pacote de baterias, 515 km no RS e 466 km para o esportivo SS.
Blazer de farda
Junto a todas as versões civis do novo Chevrolet Blazer, a General Motors revelou o Police Pursuit Vechicle (PPV). A versão fardada conta com o mesmo conjunto mecânico do SS, o qual leva o SUV elétrico aos 100 km/h em menos de 4 segundos com o modo WOW ativado. Só que o interessante são as mudanças e reforços que ele ganhou.
Ao contrário do Blazer SS padrão que é 4×4, o policial tem tração dianteira ou traseira. Ele ganhou freios Brembo e interior com equipamentos específicos para a polícia. Chassi foi reforçado e há um quebra-mato na dianteira para impacto em outros carros. Mais detalhes serão revelados em breve.
Urbano e esportivo
Visualmente o Chevrolet Blazer 2023 chama atenção pelo estilo bastante esportivo. É um SUV com boa altura do solo, mas rodas enormes e carroceria visualmente baixa e musculosa. AA dianteira tem como destaque os faróis divididos e a grade frontal iluminada (presente somente no RS e SS). A versão de topo tem para-choque diferente com entrada de ar maior.
A traseira exibe lanternas em formato de T e estilo bem limpo. O vidro traseiro é curto e inclinado, acenando para o segmento de SUVs cupê. Mas por dentro ele impressiona. O estilo é bem esportivo, com saídas de ar redondas e console central alto. Volante com base reta no RS e SS completam o estilo.
A nova central multimídia de 17,7 polegadas é uma das maiores do segmento e já traz o novo sistema operacional da General Motors, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Painel de instrumentos também é digital, com 11 polegadas. Há ainda o Super Cruiser, um piloto automático adaptativo de ultima geração que permite o carro dirigir totalmente sozinho, sem que o motorista precise ficar com as mãos no volante.
Preço e Brasil
Para alegria dos fãs de SUVs elétricos com pegada esportiva, o Chevrolet Blazer será vendido no Brasil em breve. Por enquanto a marca anunciou apenas suas entregas e preços nos EUA, mas por aqui ele deve chegar nos próximos anos, possivelmente em 2024 ou 2025.
As reservas pela versão de topo SS já começaram nos EUA. Ela chega em 2023, sendo a primeira de todas, partindo de US$ 65.995 (R$ 356 mil). As versões 2LT e RS do novo Blazer não estão disponíveis agora, mas custarão US$ 47.595 e US$ 51.995, equivalente a R$ 260 mil e R$ 280 mil. Já a versão de entrada 1LT só estreia em 2024 ao preço de 44.995 (R$ 243 mil).
>>Flagra revela novos detalhes da Chevrolet S10 2024
>>Chevrolet só substituirá em 2026 modelo jurássico lançado em 1996
>>Nova Chevrolet S10 é flagrada com menos camuflagem nos EUA