Prima da Volvo

Zeekr começa a vender seus carros no Brasil em setembro

Zeekr X [divulgação]
Zeekr X [divulgação]

Setembro será marcado pela estreia de duas marcas chinesas no Brasil. Além do começo das vendas da Neta, a Zeekr também iniciará suas operações no nosso território. As entregas começam em outubro e a marca pretende vender até 1.500 carros por ano no Brasil. Ou seja, diferentemente de BYD e GWM, a Zeekr não vai atrás de volume.

Por enquanto temos confirmados dois carros para a estreia da marca chinesa por aqui, o SUV compacto X, que é baseado no Volvo EX30 e o misto de perua com SUV e cupê, chamado de 001. Ambos são totalmente elétricos e tem como destaque a alta performance. A promessa é de acabamento acima dos modelos da Volvo.

A ideia da Zeekr é usar o porto de Vitória, no Espírito Santo, como entrada no Brasil. Contudo, Itapoá, em Santa Catarina, também é cotado como alternativa pela marca. Como seus produtos serão nichados, a fabricante da Geely, não tem planos de levantar uma fábrica no Brasil.

Zeekr 001 [divulgação]
Zeekr 001 [divulgação]

Dois modelos

O principal produto da Zeekr nesse primeiro momento será o X. O modelo é baseado na plataforma SEA do Volvo EX30 e tem porte bem semelhante. São 4,45 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Ele conta com versões de 272 cv e tração traseira ou 428 cv e tração integral.

Na variante mais potente, ele precisa de apenas 3,7 segundos para chegar aos 100 km/h. Ou seja, mesmo sendo um SUV, é mais rápido que o BYD Seal, atual carro elétrico chinês mais rápido à venda no Brasil. A autonomia também varia de acordo com a versão, podendo ter 400 km ou 446 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Já o Zeerk 001 será o esportivo da marca. O modelo tem porte bem generoso com 4,97 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Como comparação, ele é 5 cm mais curto que uma Ram Rampage, 8 cm mais largo que uma Ford Ranger e 3 cm mais baixo que um Honda HR-V. 

Na China, ele conta com versões de 272 cv a 1.265 cv. A variante mais cotada para o Brasil é a de 789 cv, que tem pegada esportiva. Mas há também uma versão de 544 cv com 620 km de autonomia que pode ser oferecida por aqui. A marca também tem planos de lançar o sedã 007 e mais modelos ainda não revelados na China.

Zeekr 001 [divulgação]
Zeekr 001 [divulgação]

Você acha que a Zeekr vai vender bem no Brasil? Conte nos comentários.