![Jeep Grand Wagoneer e Wagoneer [divulgação] Jeep Grand Wagoneer e Wagoneer [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/2022-jeep-wagoneer-and-grand-wagoneer_edited-990x556.jpg)
De olho no mercado de SUVs gigantes de luxo e generalistas ao mesmo tempo, a Jeep lançou a dupla Wagonner e Grand Wagoneer. Os modelos são o primeiro lançamento do lado FCA do grupo Stellantis após a fusão. Já disponíveis para reserva nos EUA, eles ainda não foram confirmados para o Brasil.
Apesar de serem essencialmente o mesmo carro, Wagoneer e Grand Wagoneer vão em busca de públicos diferentes. O primeiro briga com Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Toyota Sequoia. Já o Grand tem em vista modelos de luxo como Lincoln Navigator, Mercedes-Benz GLS, BMW X7 e, principalmente, Cadillac Escalade.
E haja garagem para fazer caber esses mamutes. Os novos Jeep registram na fita métrica 5,43 m de comprimento, 2,12 m de largura e 1,92 m de altura. Comparando a modelos considerados grandes no Brasil, como o Toyota SW4, os irmãos Wagoneer são 64 cm mais longo, 24 cm mais largos e 9 cm mais altos.
Grand luxo
Se em tamanho os Wagoneer não se diferenciam, em visual há mudanças pontuais que justificam o posicionamento diferenciado. O modelo mais barato tem menos cromados pela carroceria, grade frontal maior, inscrito Wagoneer no capô e faróis maiores. Na traseira, as lanternas são mais simples e o friso que as liga é preto.
Por dentro a dupla apresenta volante com dois aros lembrando do SUV original. O layout é bem moderno e elegante, com duas telas para controle da central multimídia e ar-condicionado, ainda que haja botões físicos para algumas operações. Console central gigantesco revela que o SUV é grande mesmo.
Ao contrário de outros Jeep com versões Sport, Longitude e Limited, os novos irmãos são classificados pelos acabamentos Series I, Series II e Series III. Destaque no Grand Wagoneer para a presença de sistema de som McIntosh com 19 alto-falantes e 950 watts de potência, que sobe para 23 alto-falantes e 1.950 watts de potência no Series III.
Questão V8
Como não poderia deixar de ser em um típico SUV gigantesco norte-americano, os novos Jeep são equipados somente com motor V8 gasolina. Ambos trazem tecnologia micro-híbrida para conter a sede desses grandes blocos. E é justamente o posicionamento de mercado dos modelos que determinou o layout usado.
Mais caro e refinado, o Grand Wagoneer vem com motor V8 6.4 de 471 cv e 63 kgfm de torque. Aqui a transmissão é automática de dez marchas e a tração Quadra-Trac II é a única opção para quem não quiser tração traseira. A suspensão a ar é item de série nesse SUV chique.
>>Jeep Renegade 4Xe vai te mandar uma mensagem se for roubado
>>Seis SUVs médios rivais do Jeep Compass que não temos no Brasil
>>Jeep, Fiat e Alfa Romeo terão SUVs pequenos baseados no Peugeot 208