Conjuntamente ao lançamento do Nivus na Argentina, a Volkswagen decidiu tirar de linha o subcompacto up! por lá. Enquanto isso aqui no Brasil a linha 2021 está atrasada e a VW não fala nada sobre seu lançamento.
Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, já havia adiantado que o hatch passaria por uma grande transformação. O VW up! 2021 passará a carregar apenas quatro passageiros, contra cinco que o atual leva.
Isso se deve à nova legislação que exige que carros fabricados a partir de fevereiro de 2020 contem com encosto de cabeça central e cinto de três pontos para todos os passageiros. Por conta disso os up! atualmente encontrados em concessionárias ou são 19/20 ou do primeiro mês do ano.
É o fim do up!?
Além disso, aventa-se a possibilidade de que o up! passe a ser vendido somente em uma versão. Hoje ele conta com as variantes MPI, Connect TSI e Xtreme TSI. A versão mais vendida é a Xtreme TSI e, possivelmente, será a única que restará.
Coincidência ou não, o up! Xtreme é o único que não aparece mais no configurador da Volkswagen em seu site oficial. A marca diz que vai detalhar informações sobre o up! 2021 somente em seu lançamento, sem divulgar quando isso ocorrerá.
Contudo, garante que o up! continua firme e forme no mercado brasileiro. Vale lembrar que entre os subcompactos ele é o que menos vende e também o mais caro. Ainda assim, tem construção mais refinada e foi um dos pioneiros entre os carros com motor 1.0 três cilindros turbo.
Hoje a versão MPI é a única a ser equipada com motor 1.0 MPI três cilindros aspirado de 82 cv e 10,4 kgfm de torque. Já o up! Xtreme e o up! Connect trazem motor 1.0 TSI de 105 cv e 16.8 kgfm de torque. Somente ele, o T-Cross e os Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker oferecem motor 1.0 turbo e câmbio manual no Brasil.
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