De olho nos clientes mais tradicionais e conservadores, a Volkswagen aproveitou o Chengdu Motor Show para revelar o novo sedã Passat Pro. Ele é uma espécie da Passat Variant europeia, só que na carroceria de três volumes, com tamanho bem amplo, motor turbo e mais destaques.
Quem deu maiores detalhes da novidade foi o portal Carscoops. Essa variante Pro do sedã é fruto da parceria entre a Saic e a Volkswagen e ele utiliza a plataforma MQB. Quando se fala em medidas, o modelo conta com 5 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,48 m de altura e o entre-eixos é de 2,87 m. Para a China, o Passat Pro é uma alternativa para quem não quiser pelo Magotan.
Este outro sedã também é produzido pela Volkswagen em parceria com a Faw. A dianteira do novo sedã chinês é similar ao da perua europeia. Contudo, é aqui que terminam as semelhanças. O novato tem linhas retas e é encorpado. Sua traseira tem queda mais suave.
E a amizade com o meio ambiente?
Para o mercado chinês, o novo sedã será ofertado inicialmente em duas versões: a Pioneer Edition e a Starry Sky Edition e tem o pacote Black Warrior como opcional. Ele acaba por deixar o visual do modelo com pegada mais esportiva. Ainda não há informações se ele terá uma variante R-Line de fato.
Na cabine, o Volkswagen Passat Pro conta com três telas na dianteira. Uma tem 10,3 polegadas e serve de painel de instrumentos. A outra é central, tem 15 polegadas e funciona como a tela multimídia e existe mais um dispositivo de 11,6 polegadas exclusivo para o passageiro dianteiro. Head-up display com realidade aumentada, 16 alto-falantes da Harman Kardon e mais itens são seus destaques.
No quesito segurança, o sedã traz diversos itens de condução semiautônoma L2++ IQ.Pilot. Iluminação ambiente em 30 cores, assentos dianteiros e traseiros com aquecimento, ventilação e até massagem servem para o conforto dos ocupantes. Além disso, eles possuem ajustes elétricos. A Volkswagen ainda aplicou um recurso que melhora o sistema de fragrância do modelo.
Debaixo do capô, o Volkswagen Passat Pro tem por agora apenas o motor 2.0 turbo de quatro cilindros TSI a gasolina. Ele rende 217 cv e 35,6 kgfm de torque e trabalha em união com um câmbio DSG de sete velocidades e a tração é dianteira. Mais para frente, ele deve ganhar o motor 1.5 turbo de 158 cv em uma versão mais barata.
Contudo, ainda não há informação se ele terá versões híbridas plug-in ou leve para o mercado chinês. As encomendas já estão abertas, mas os preços não foram revelados. O antigo Passat, apresentado em 2019 e reestilizado em 2022, vai seguir vendendo junto com o modelo Pro e não há confirmação da sua vinda ao Brasil.
Você teria um Volkswagen Passat Pro ou teria outro sedã? Prefere os SUVs ou os sedãs? Conte nos comentários