Novidades

Golf 2019 muda pouco e ganha mais equipamentos

Versão GTI agora tem 230 cv, enquanto modelo 1.0 ganha câmbio automático

Golf GTI (divulgação)
Golf GTI (divulgação)

Ele chegou no Brasil em 2013 importado da Alemanha, passando a vir no final de 2014 do México, e feito por aqui a partir de 2016. Estamos falando do Volkswagen Golf, que agora chega à linha 2019 com visual reestilizado do modelo europeu, novidades na lista de itens de série, como a nova central multimídia, e motores 1.0 e 2.0 mais potentes. A perua Golf Variant também foi atualizada. 

Visualmente, o Golf traz novos para-choques, rodas e faróis redesenhados (com luz diurna de led para todas versões), com os modelos Highline e GTI contando com faróis full led. A lanterna tem novo arranjo interno, com guias de luzes de led horizontais, com as setas trazendo luzes dinâmicas nas versões Highline e GTI.

Entre as novidades na lista de equipamentos, agora todas as configurações contam com a central multimídia Composition Media com tela de 8 polegadas, que tem menos botões físicos. Há suporte para Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, com entradas para cartão SD, Aux-in e USB, bem como conexão Bluetooth e câmera de ré.

As versões Comfortline de Golf e Golf Variant passam a contar com volante multifuncional revestido de couro e aletas para trocas de marcha, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade e retrovisor interno fotocrômico. O Highline passa a ter chave presencial, enquanto a perua Variant traz aquecimento para os bancos.

Já no Golf GTI há a central multimídia Discover Media com GPS integrado, além do novo painel de instrumentos configurável Active Info Display, que traz tela de 12,3 polegadas com resolução de 1.440 x 540 pixels e cinco modos de visualização. Os bancos são revestidos com o clássico tecido xadrez.

Debaixo do capô, houve mudanças tanto nos motores quanto em suas nomenclaturas. O Golf Comfortline traz motor 200 TSI flex de 1,0 litro que agora gera até 128 cv (ante 125 cv do anterior) e 20,4 kgfm de torque, assim, usando a mesma calibragem do Polo. No lugar da câmbio manual, entra a caixa automática de seis marchas — a mesma usada no Golf Highline e nas versões Comfortline e Highline da perua Golf Variant. Por falar neles, foi mantido o motor 250 TSI de 1,4 litro de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

O aclamado Golf GTI manteve o famoso motor 2.0 TSI a gasolina, rebatizado de 350 TSI, que passou a despejar 230 cv (10 cv a mais que o anterior) e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de seis marchas. Seu desempenho ainda é de respeito: de 0 a 100 km/h em 7 segundos e máxima de 238 km/h.

Abaixo, confira os preços da linha 2019 do Golf:

Golf

Comfortline 200 TSI: R$ 91.790

Highline 250 TSI: R$ 112.190

GTI: R$ 143.790

 Golf Variant

Comfortline 250 TSI: R$ 102.990

Highline 250 TSI: R$ 113.490

Veja mais:

>> Ford Focus chega a 4ª geração mais requintado e sem Powershift

>> Chevrolet Cruze ganha tapa no visual nos EUA

>> Golf GTI Next Level: hot hatch de 411 cv para o Wörtherseetreffen