Desde que o grupo Volkswagen separou a divisão Cupra da Seat para criar uma espécie de Porsche da classe média, muito se falou sobre a morte da marca espanhola. Perdida no meio entre VW e Skoda, a Seat parecia ter perdido sentido, mas a marca não desistiu e renovará seus equivalentes a Polo e T-Cross.
Apesar de terem sido apresentados agora, os novos Seat Ibiza e Arona serão lançados somente no final do ano que vem. Afinal, o primeiro modelo renovado da marca será o hatch médio Leon. Ele será responsável por estrear uma nova linguagem visual para a fabricante, mas que já pode ser vista nos compactos renovados.
Feitos sobre a plataforma MQB A0 de Polo, Nivus, Virtus e T-Cross, os compactos Arona e Ibiza mostram como será o futuro da Seat separado da Cupra. Na dianteira, os faróis ganham novo desenho deserto, com o LED diurno triangular agora sendo somente uma porção, não o todo, do farol.
A grade frontal é mais larga e com base chanfrada, dando um aspecto mais moderno ao modelo. No para-choque do Polo da Seat, entradas de ar com cortes fortes marcam o estilo. Atrás, lentes escurecidas e elementos triangulares marcam a lanterna. Já o para-choque tem área preta grande e elementos em formato de trapézio, além de saídas falsa de escape.
T-Cross espanhol
O Arona, vulgo T-Cross da Seat, segue a mesma pegada visual, com faróis renovados, lanternas traseiras modificadas, além de para-choques novos, na frente e atrás. A Seat ainda não revelou quais serão as mudanças empregadas no interior de seus novos compactos, mas eles devem ganhar telas maiores e melhores.
A VW diz que a Seat está comprometida com a eletrificação. Por isso, ela terá uma oferta larga de modelos elétricos, híbridos (de todos os tipos) e, aos poucos, abrirá mão dos modelos a combustão. A Seat prometeu que renovará Ibiza, Arona, Leon e Ateca, mas esqueceu do SUV médio Tarraco (primo do Tiguan Allspace).
É possível que a Seat tire o pé de carros grandes, deixando esse mercado para Skoda, Volkswagen e Cupra. Contudo, a fabricante espanhola terá um derivado do VW ID.1, o futuro sucesso elétrico do up!. O modelo será uma compensação para o fato de que a Seat perdeu o Born (ID.3) e o Raval (ID.2) para a Cupra.
Você acha que a Seat deveria voltar ao Brasil? Ou é melhor a VW encerrar logo com a vida dessa marca? Conte nos comentários.
>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport faz VW baixar preço do Taos no Brasil
>>Volkswagen T-Cross GT chega para brigar com Creta N-Line
>>Rivian R3 vai ser um SUV elétrico com jeito de VW Golf