A Volvo quer expandir sua linha de modelos para degraus abaixo do XC40. De olho na crescente demanda por SUVs, a marca sueca prepara o inédito XC20 (ou XC10, pois o nome ainda não foi definido) e um segundo membro da família de modelos 40.
Em entrevista à Autocar, Hakan Samuelsson, presidente da Volvo, afirmou que a marca quer algo menor que o XC40 e para isso acontecer, usará a nova plataforma modular SEA da Geely. “Vamos usar para um carro menor. É difícil diminuir a plataforma CMA [usada pelo XC40] porque é uma combinação de plataforma elétrica e a combustão”.
A nova base SEA desenvolvida pela Geely e pela Volvo é pensada para modelos de porte compacto sendo 100% destinada a modelos elétricos. Existe a possibilidade de uso de motores a combustão na plataforma, mas esse não é o seu foco. Por isso as chances de que o Volvo XC20 seja 100% elétrico são bastante grandes.
Samuelsson ainda ressalta que “carros pequenos também podem ser premium. Não é porque você tem um terno pequeno que ele tem que ser de poliéster”. Isso é reflexo da debandada de algumas marcas de luxo do segmento de carros realmente compactos.
A Mercedes-Benz fez com que Classe A e GLA crescessem a cada geração, enquanto a BMW deixa o andar abaixo do segmento de SUVs compactos de 4,40 m de comprimento ou hatches médios para a Mini. Apenas a Audi ainda briga nessa faixa com modelos como A1 e Q2.
A ideia da Volvo com o XC20 é ter um modelo com porte de Jeep Renegade, ou seja, algo cerca de 20 a 30 cm mais curto que o XC40, para dar um novo degrau de acesso à marca. Isso não significará, porém, um nível de luxo inferior ao irmão maior – visto que o XC40 não deve em nada em refinamento ao XC60 e ao XC90.
Além do XC20, a Volvo terá outro modelo menor que o XC40 muito em breve. Samuelsson afirmou que em 2021 “teremos outro modelo da linha 40 da Volvo, que também será elétrico”. Esse novo modelo poderá ser um hatch sucessor do V40 para brigar com A3, Série 1 e Classe A ou um novo sedã compacto rival de Classe A Sedan, A3 Sedan e Série 2 Grand Coupé.
Outra possibilidade é de uma versão cupê do XC40, que vem sendo alvo de rumores há um bom tempo. Tal qual o SUV compacto, esse modelo terá versão 100% elétrica, como afirmou Samuelsson, mas também variantes a combustão com motor 1.5 e 2.0, ambos turbo, já usados pela Volvo e pela Geely.
>>Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design é canivete sueco melhor que os rivais
>>Volvo converte posto de gasolina em eletroposto em São Paulo
>>Chevrolet e Geely (dona da Volvo) produzirão picapes juntas em breve