Nova era

Volvo toma decisão radical e encerra produção de motor histórico

Depois de 45 anos, a Volvo encerrou a produção dos seus motores diesel, dando mais um passo em seu plano de eletrificação

Volvo XC90 [divulgação]
Volvo XC90 [divulgação]

A Volvo é uma das marcas mais comprometidas com o processo de eletrificação. E agora ela deu mais um passo rumo a ser uma fabricante menos poluente, tanto que está encerrando uma era de mais de 45 anos no mercado de veículos a diesel. No fim do ano passado, a empresa anunciou sua intenção de abandonar definitivamente o uso desses motores e agora está cumprindo essa promessa ao produzir seu último modelo equipado com essa tecnologia.

O veículo em questão é um exemplar do XC90, pintado na cor azul, que será destinado ao acervo do museu World of Volvo em Gotemburgo, na Suécia. Ao longo das décadas, a Volvo vendeu mais de 9 milhões de carros a diesel em todo o mundo, desde 1991. Vale ressaltar que as vendas realizadas entre 1979 e 1991 não foram registradas, então esse número pode ser ainda maior.

A decisão de abandonar o diesel marca uma grande mudança na história da Volvo. Até 2019, a maioria dos veículos vendidos pela marca na Europa eram movidos a diesel. Os carros elétricos representavam uma parcela muito pequena das vendas totais. No entanto, essa tendência se inverteu nos últimos anos, e agora a maioria dos carros Volvo vendidos na região são totalmente elétricos ou híbridos do tipo plug-in.

Volvo XC90 2023 [divulgação]
Volvo XC90 2023 [divulgação]

Essa mudança é impulsionada pela demanda do mercado e pelas regulamentações de emissões mais rigorosas. Além disso, a Volvo está focada em sua estratégia de eletrificação. Embora os motores a diesel emitam menos CO2 em comparação com os motores a gasolina, eles são responsáveis por emitir mais óxido de nitrogênio (NOx), o que tem um impacto negativo na qualidade do ar.

A Volvo já anunciou que planeja se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2030 e está comprometida em alcançar a neutralidade de carbono até 2040. Essa meta ambiciosa foi mantida mesmo após o recuo de outras marcas, como a Mercedes-Benz e a Bentley, que recentemente anunciaram atrasos em seus planos de eletrificação.

Motor diesel da Volvo [divulgação]
Motor diesel da Volvo [divulgação]

À medida que a Volvo se despede dos motores a diesel, os olhos do mundo automotivo estão voltados para o futuro da indústria. Com a crescente demanda por veículos elétricos e as constantes mudanças nas regulamentações ambientais, outras montadoras também estão sendo pressionadas a seguir o exemplo da Volvo e acelerar sua transição para a eletrificação.

Acha que a Volvo está certa em encerrar a produção dos motores diesel? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Hyundai reestiliza Tucson e Santa Cruz e deixa Brasil sonhando

>> Novo Kia Cerato confirma visual futurista e tem motor de 193 cv

>> Toyota Corolla Cross reestilizado chegará ao Brasil em abril